Política

Josefa Sacko defende mais produção de café

A comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Correia Sacko, defendeu que o continente deve reforçar a sua quota global na produção de café de 11 por cento, por constituir um produto para agregar riqueza aos africanos.

09/02/2024  Última atualização 08H35
Josefa Sacko, comissária da UA para a Agricultura © Fotografia por: DR
A diplomata angolana, que interveio na 63ª Assembleia Anual da Organização Interafricana do Café (OIAC), que  decorreu sob o lema "Transformando o sector cafeeiro africano através da agregação de valor”, disse que a Comissão da União Africana (CUA) está a trabalhar arduamente para concretizar a Declaração de Nairobi dos Estados-membros da OIAC, para ancorar o café como um produto de base estratégico.

"No âmbito da União Africana e da OIAC, como agência especializada, espera-se que a proposta seja apresentada aos Chefes de Estado e de Governo na Cimeira da UA de 17 a 18 do corrente mês”, reforçou.

Para o efeito, Josefa Sackoconsiderou ser importante que a OIAC desenvolva uma estratégia de valor acrescentado a ser aprovada pela União Africana e pela Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), para a implementação e aplicação em África, bem como a criação de um ecossistema de produção de café de todas as variedades produzidas.

A Organização Interafricana do Café (OIAC), defendeu, deve conceber, com urgência, mecanismos para ajudar os pequenos agricultores incapazes de processar os seus dados de geolocalização a lidar com as consequências pouco claras da nova lei anti-desflorestação da União Europeia (UE).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política