Sociedade

Josina Machel mantém serviço de TAC em pleno

Alexa Sonhi

Jornalista

A direcção do Hospital Josina Machel, em Luanda, desmentiu nesta segunda-feira informações veiculadas por alguns órgãos de comunicação social sobre a paralisação do serviço de Tomografia Computorizada (TAC), por conta de uma suposta dívida contraída à empresa de manutenção do aparelho.

06/02/2024  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

Em conferência de imprensa, o director-geral do hospital, Carlos Zeca, garantiu que o serviço de TAC nunca esteve paralisado, afirmando que, por dia, são realizados entre 117 e 120 exames distribuídos nas áreas de Ecografia, Raio X e Tomografia.

Carlos Zeca disse que o contrato de prestação de serviço com a empresa Tecnocmed, responsável pela manutenção do aparelho de TAC, continua vigente, sendo que as revisões são feitas duas vezes ao ano, conforme estipulado no contrato.

Em casos muito específicos, disse, os técnicos da Tecnocmed podem ser chamados para averiguar situações pontuais que permitam o funcionamento eficaz do serviço. Carlos Zeca negou que haja uma dívida de oito milhões de kwanzas, porque o valor que o hospital tinha por acertar com a Tecnocmed é muito inferior a este. Garantiu que o Departamento de Finanças da unidade sanitária já deu o tratamento devido. "É prioridade da agenda financeira do Hospital Josina Machel a liquidação de todos os serviços prioritários e o TAC é um deles, devido à especificidade da área. Logo, não podemos deixar nunca que este serviço paralise, dada a sua importância na conclusão de muitos diagnósticos”, afirmou.

Por seu turno, a responsável do serviço de Imagiologia do Hospital Josina Machel, Dionísia Capucoio, revelou que 120 pacientes são atendidos diariamente. As idades variam dos 12 aos 95 anos. Segundo Dionísia Capucoio, a área de Imagiologia atende todas as especialidades, com destaque para cirurgias, medicina, neurocirurgia, neurologia, traumas faciais e ortopedia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade