Sociedade

Jovens beneficiam de roulotes para o fomento do auto-emprego

Jovens dos municípios de Menongue e Cuchi beneficiaram de roulotes para fomentar o auto-emprego, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

08/03/2024  Última atualização 11H55
Esta foi a primeira fase do projecto no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza © Fotografia por: LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO

No Cuchi, foram entregues dez roulotes fixas, acopladas a uma arca frigorífica, um fogão, botija de gás e grades de refrigerantes, enquanto em Menongue, foram entregues sete roulotes móveis, com os respetivos materiais.

A entrega dos meios, orçados em mais de 13 milhões e 500 mil kwanzas, foi feita pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, que considerou ser uma oportunidade para que os jovens possam iniciar os seus negócios, criar postos de trabalho e assegurar o sustento das suas famílias.

Adilson Barros, um dos beneficiários residente em Menongue, agradeceu o gesto do Governo da Província, que, refere, vai garantir o sustento de muitas famílias e contribuir para a arrecadação de receitas para os cofres do Estado. O jovem disse que, com as roulotes, vai iniciar o seu negócio, vendendo refrigerantes, hambúrgueres, sanduíches, rissóis e outros produtos, de forma a buscar lucros e minimizar algumas dificuldades que enfrenta.

Por sua vez, Inocência Panzo, também de Menongue, mostrou-se feliz por ser uma das beneficiárias e declarou que, além de garantir o autosustento e ajudar a família, vai cuidar dos meios para que tenham longa durabilidade. Inocência Panzo louvou a iniciativa do Governo do Cuando Cubango e apelou para que o gesto seja extensivo a outros municípios da província, para que mais jovens possam beneficiar desta oportunidade e sair do desemprego.

João Cawaia, outro contemplado, disse que, com a roulote, vai maximizar o negócio e com os valores arrecadados ajudar a família. Uma das prioridades, garantiu, é empregar outros jovens, de maneira a contribuir para o combate ao desemprego na região e ajudar no desenvolvimento do município.

Para João Cambinda, do município do Cuchi, também beneficiário, oportunidades como estas contribuem para que os jovens não se envolvam em acções negativas que possam prejudicar a convivência social. "Com este gesto do Governo, muita juventude sairá da delinquência”, sustentou. João Cambinda apelou a outros jovens para terem esperança, pois nas próximas ocasiões também poderão ser contemplados e começar o seu negócio, a fim de garantir a auto-sustentabilidade.

"Os jovens agraciados com os meios de trabalho devem cuidar bem deles e oferecer sempre serviços com qualidade, tendo em conta as exigências do mercado local”, disse, acrescentando que os beneficiários devem estar preparados para empreender e dar oportunidade de trabalho a outros jovens."

 

  Redução das assimetrias

O governador do Cuando Cubango disse que a entrega dos meios visa fazer com que jovens dos municípios de Menongue e Cuchi possam ser economicamente independentes e socialmente activos, dando contributos para o desenvolvimento da província.

José Martins disse que o Governo Provincial, através do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e outros projectos, vai continuar a prestar atenção especial aos jovens e às camadas mais vulneráveis, para que possam estar inclusas em actividades produtivas, geradoras de emprego e renda para as suas famílias e não só.

Segundo o governante, o PIDLCP está a permitir a redução das assimetrias sociais, promoção do desenvolvimento humano e económico e criação de  mais postos de trabalho.

Na ocasião, José Martins apelou aos beneficiários a gerirem bem os meios, de forma a gerarem receitas financeiras para as famílias e promoverem a empregabilidade para a dinamização da economia local.

"Aos contemplados, auguramos que cuidem bem dos meios, fomentem o empreendedorismo, criem mais postos de trabalho, para que outros cidadãos possam mudar os seus padrões de vida”, concluiu.

Lourenço Bule e Queirós Paulino | Cuchi

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade