Regiões

Jovens do município do Cuvango beneficiam de kits profissionais

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Mais de 80 jovens do município do Cuvango, a 350 quilómetros a leste da cidade do Lubango, na província da Huíla, foram contemplados, há dias, com kits profissionais, no âmbito do projecto da promoção do autoemprego.

19/02/2024  Última atualização 08H42
O autoemprego, em qualidade e quantidade, constitui uma das prioridades do Executivo para dar oportunidade aos jovens © Fotografia por: Estanislau Costa | Edições Novembro|Lubango

O administrador municipal do Cuvango, satisfeito com as acções desenvolvidas pelos primeiros contemplados, disse que cada grupo deve "cultivar princípios de responsabilidade, lealdade e a arte de bem fazer para atrair novos clientes”. Luís Marcelo aconselhou o uso racional dos equipamentos colocados à disposição dos jovens, formados em Carpintaria, Serralharia, Ladrilharia, Electricidade, Canalização e Pastelaria, para mais durabilidade e corresponder com as expectativas da sociedade.

"O autoemprego, em quantidade e qualidade, constitui uma das prioridades do Executivo, para que se possa dar cada vez mais oportunidades aos jovens recém-formados”, referiu o administrador, acrescentando que já há diversidade na prestação de serviços.

Para Luís Marcelo, o grupo de jovens contemplados com os  instrumentos de trabalho deve primar sempre pela qualidade, tendo em conta que o mercado está cada vez mais exigente. Este ano, sublinhou, houve inovações na entrega de materiais, tendo-se incluído kits de cabeleireiros e equipamentos para a produção de sabão.

Segundo o administrador municipal do Cuvango, a aquisição dos equipamentos está enquadrada no Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza (PDRCP), que tem estado a  solucionar diversos problemas que inquietam os jovens da circunscrição.

 
Satisfação dos jovens

"Já criei as condições para atender os clientes numa área do quintal da casa dos meus pais, que têm estado a incentivar-me para começar o próprio negócio”, disse Maria Kassova, 24 anos, que, depois de concluir o curso de Cabeleireiro, beneficiou de instrumentos de trabalho.

A jovem explicou que, a fim de se firmar no mercado e aumentar a facturação, pretende pedir um crédito para adquirir mais equipamentos e produtos que ainda não tem e de que necessita.

As autoridades do município, reconheceu, acertaram na implementação do projecto, por reanimar os jovens com inclinação em vários ofícios. "Vários jovens possuem iniciativas, mas não têm como as materializar, por falta de condições ou recursos financeiros”.

António Sapalo disse à reportagem do Jornal de Angola que, com os valores que arrecada nos trabalhos de recauchutagem, nos arredores do município em referência, além de sustentar a esposa e três filhos, conseguiu um macho e fêmea de porcos e cabritos com vista à criação, enquanto a companheira enveredou no negócio de ovos.

Mercado de trabalho

O incentivo ao autoemprego já permitiu enquadrar, nos 14 municípios da província da Huíla, nos últimos dois anos, mais de 10.000 jovens no mercado de trabalho.

Segundo uma pesquisa dos estudantes de Economia da Universidade Mandume-ya-Ndemufayo (UMN), o autoemprego está a ser incentivado pela distribuição gratuita, grupos organizados, de kits de Construção Civil, Electricidade, Cabeleireiro, Artesanato, Engraxador, Corte e Costura, Serralharia, Recauchutagem, Mecânica, Carpintaria e Alfaiataria.

Consta ainda a distribuição de juntas de bois com charruas, sementes e motobombas para o fomento da agricultura e, recentemente, o arranque do projecto avícola, tendo sido distribuídas acima de 70.000 galinhas nos municípios do Lubango, Humpata, Chibia, Cuvango, Cacula e Matala. O membro do Conselho da Juventude da Matala, António Gonçalves, elogiou os jovens que beneficiaram de instrumentos de trabalho e por terem criado pequenas e médias empresas de prestação de serviços.

Em sua opinião, as autoridades municipais acertaram na aquisição de meios de vários ofícios e distribuíção aos que concluíram cursos profissionais de curta duração, dedicados na acção empreendedora. Francisco Kassanga, que beneficiou, há dois anos, de kits de Serralharia diz ter criado uma pequena empresa e conquistado o mercado do município da Matala. "Primamos por trabalhar com perfeição, qualidade, responsabilidade e com preços razoáveis, para cativar os clientes da  Matala e dos municípios de Quipungo, Jamba e Cuvango”.

Os serviços de bate-chapa, sublinhou, estão a render por causa do aumento da procura, devido ao desgaste de muitas viaturas e acidentes de viação”, disse, apelando aos jovens que enveredaram em acções que prejudicam a convivência social a mudarem de comportamento.

A administradora municipal da Humpata, Rita Miranda, apelou aos jovens da circunscrição beneficiados de kits de Carpintaria, Serralharia e bancadas de engraxadores a empenharem-se nas suas actividades, com vista à criação de rendimentos que beneficiem outros jovens.

As condições postas à disposição das pessoas outrora sem acções úteis à sociedade, disse, devem ser bem aproveitadas para o sucesso, não só das famílias, mas também das zonas que se encontram fora do casco urbano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões