Mundo

Julgamento de Seidi arrancou em Bissau

O ex-ministro das Finanças da Guiné-Bissau Suleimane Seidi e o ex-secretário de Estado do Tesouro António Monteiro, acusados de corrupção, começaram a ser julgados, ontem, pelo Tribunal da Relação de Bissau.

12/03/2024  Última atualização 11H16
© Fotografia por: DR

 Os dois, acusados, também, de crimes de abuso de poder, violação de normas de execução orçamental, peculato e fraude fiscal, tendo António Monteiro sido ainda acusado, de forma isolada, do crime de participação económica em negócio.

 Em causa, segundo a Lusa, está a contracção de um empréstimo bancário para o pagamento de seis biliões de francos cfa (1 franco cfa equivale a cerca de 1,39 Kz) para pagamento de dívidas do Estado a 11 empresários.

O caso está a ser julgado pouco mais de três meses passados da detenção dos dois governantes, que se encontram em prisão preventiva desde de 30 de Novembro de 2023. Na madrugada e manhã seguintes, Forças de Segurança e militares envolveram-se em tiroteios, depois de elementos da Guarda Nacional terem retirado os dois governantes das celas da Polícia Judiciária.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, considerou os acontecimentos, na altura, uma tentativa de golpe de Estado, tendo dissolvido a Assembleia Nacional Popular, de maioria PAI-Terra Ranka, a coligação liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que tinha vencido as eleições há meio ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo