Política

Juventude é uma prioridade em todas as políticas do Governo

Pedro Ivo

Jornalista

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, reafirmou, em Luanda, que as políticas públicas do Executivo visam a juventude como prioridade, por ser impulsionadora das “grandes realizações” do país.

16/03/2024  Última atualização 10H55
Político disse que qualquer país se constrói com jovens © Fotografia por: arsénio bravo | edições novembro

O político manifestou o posicionamento durante o acto de encerramento da VI Reunião Ordinária do Comité Nacional da JMPLA, no Complexo Turístico Futungo II, em que foram apreciados os documentos preparatórios do IX Congresso da organização juvenil do MPLA.

Na ocasião, Paulo Pombolo sublinhou que não existe país que se constrói sem jovens, reiterando a missão do MPLA de continuar a apoiar o movimento juvenil do partido, desejando que, além de cumprir com o Plano Programático, cumpra, também, com o programa da maior organização política de Angola. "Então temos a Pátria ao serviço da juventude”, enfatizou.

O secretário-geral do "partido dos camaradas” pediu disciplina aos membros que vão conduzir o processo orgânico para o Congresso, defendendo, por isso, uma gestão rigorosa e com base nos documentos aprovados na sessão.

"Este seminário é uma das fases do processo orgânico para preparar os camaradas no sentido de não cometerem erros na condução do processo”, realçou, na sua intervenção, Paulo Pombolo, sublinhando que o patriotismo deve servir de base nas reflexões do Comité Nacional.

Diante dos membros do Comité Nacional, Paulo Pombolo reafirmou o compromisso do MPLA e, em particular, do líder do partido, João Lourenço, de continuar a acompanhar a juventude no cumprimento das orientações da direcção da maior formação política do país e, também, do Plano Programático, que vai ser avaliado no Congresso.

Ao felicitar os membros do Comité Nacional da JMPLA pela maturidade e a capacidade demonstradas durante a discussão dos documentos reitores, o político assegurou que todas as situações foram registadas pelo Bureau Político e, igualmente, serão apresentadas ao presidente do partido para se encontrarem as melhores soluções.

Congresso em Novembro

O primeiro secretário nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, disse que o IX Congresso Ordinário da organização juvenil do partido que governa o país vai ser realizado entre os dias 20 e 22 de Novembro.

O Congresso, explicou, vai servir para fazer o balanço do mandato que termina, bem como proceder a alguns ajustes pontuais ao Plano Programático da JMPLA, aos estatutos e perspectivar os próximos cinco anos da organização.

Crispiniano dos Santos garantiu que os trabalhos da VI Reunião da JMPLA estão devidamente avançados, assegurando que teve o apoio da direcção central do partido, que acompanhou a actividade desde o início.

Sobre a candidatura para o segundo mandato, o líder da JMPLA assegurou que "não será candidato”, em virtude de o estatuto da organização juvenil defender que, para se candidatar a um órgão colegial ou singular, a idade não pode estar acima dos 35 anos e, em termos dos regulamentos internos, estar incompatível à eleição para o próximo mandato.

O líder cessante da JMPLA frisou que os resultados da reunião preparatória foram satisfatórios, na medida em que se alcançaram os objectivos traçados pelo Secretariado Nacional.

O IX Congresso Ordinário da JMPLA vai fazer o balanço do Plano Programático do último mandato e eleger os órgãos e organismos singulares ou colegiais a todos os níveis, assim como aprovar o Plano Programático do próximo mandato.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política