Desporto

Kabuscorp do Palanca espreita aproximação

Job Franco

Jornalista

Após o descanso por imperativo de calendário, o Kabuscorp do Palanca está apostado em vencer o jogo, quando defrontar hoje, às 15h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, a Académica do Lobito, na sequência da disputa da 18ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão.

07/04/2024  Última atualização 09H35
© Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Na recepção aos lobitangas, os palanquinos pretendem manter a senda de bons resultados, pois vêm de uma vitória moralizada por 4-2 frente ao Sporting de Cabinda, num terreno, onde não venciam há dois anos.

A jogar na condição de anfitrião, é favorito à conquista dos três pontos, mas tem de abordar o jogo de forma cautelosa, visto que os lobitangas, apesar de estarem na décima posição, com 17 pontos, se transfiguram perante os "grandes”.

A equipa da Rua F do bairro do Palanca está a fazer uma excelente campanha "de tirar o chapéu”. Em 15 jogos disputados, venceu nove, empatou três e igual número de derrotas, perfazendo 30 pontos.

Com o avançado Benarfa a provar a veia goleadora, os palanquinos têm um motivo adicional para não falharem na ambição de chegarem cedo à vantagem na luta pelo primeiro lugar. Dos 22 golos, o avançado da equipa treinada por Zeca Amaral soma nove golos.

Contas feitas, a Académica do Lobito tem uma deslocação difícil ao reduto adversário, onde não vence há três anos. Por isso, não pode permitir que o momento de forma do adversário seja determinante para o resultado final.

A precisar de pontos para provar que o último empate caseiro, por 2-2, com o Clube Recreativo União de Malanje, foi um acidente de percurso, os estudantes já sabem que têm de aceitar o desafio de passar pelos pupilos de Zeca Amaral e a fervorosa claque sem sofrer danos.

Um bom jogo em perspectiva, dada a qualidade técnica equiparada dos contendores, embora os anfitriões assumam o favoritismo. Dezassete pontos separam os intervenientes. O Kabuscorp, com 30 pontos, é quarto classificado, ao passo que a Académica do Lobito é a 10ª com 17.

No Cuanza-Sul, o Recreativo do Libolo recebe o 1º de Agosto, num reencontro entre o lanterna vermelha e o quinto classificado. Os anfitriões pretendem aproveitar o factor casa para amealhar os três pontos, tarefa que o português Luís Quintas pode considerar difícil, mas possível de realizar.

Os militares, mais rodados nestas lides, procurarão surpreender os donos da casa, com o propósito de regressarem a Luanda com pontos na bagagem, apesar do momento menos bom na presente época desportiva.

Os pupilos de Filipe Nzanza têm a obrigação de vencer para evitar o aprofundamento de "crise de resultados” diante do Libolo que, em igual circunstância, perdeu os dois últimos desafios frente o Wiliete de Benguela (2-1) e FC Bravos do Maquis, pela margem mínima de uma bola a zero.

Antevê-se, por isso, uma boa partida de futebol. Os contendores estão separados por 13 pontos, com vantagem para os rubros e negro, que ocupam a quinta posição com 22 pontos, contra os nove dos anfitriões.

Declarações dos técnicos Simão Paulo Kabuscorp:

O treinador adjunto do Kabuscorp do Palanca, Simão Paulo, antevê dificuldade diante dos académicos. "Sabemos que vai ser difícil.

"A Académica do Lobito é aguerrida e tem bons jogadores; luta pela posse de bola com um futebol em profundidade. Por isso, devemos ter muito cuidado e atenção”, anotou o técnico.

Apesar de contar com a massa adepta, Simão Paulo destacou o trabalho árduo, a máxima concentração e ganhar os duelos, bem como pôr em prática as ideias do treinador.

"A Académica é uma equipa agressiva e tem mais jogos; esteve envolvida numa das competições da Confederação Africana de Futebol, mormente, a de clubes e ganhou mais traquejo. Isso não significa que tem vantagem”, realçou.

João Pintar Académica

João Pintar, treinador dos Académicos do Lobito, assegurou que estão motivados e crentes para obter o esperado triunfo no desafio com a equipa do Bento Kangamba.

"O Kabuscorp é uma equipa a ter em conta. Temos de ser humildes para encarar o jogo com maior responsabilidade, tranquilidade, respeitando sempre o adversário. Sou um treinador que nunca vira a cara à luta. Enquanto há vida, há esperança", realçou.

O chefe da equipa técnica fundamentou a estratégia e desvaloriza os indisponíveis: "Em qualquer campo, sempre proporcionamos um bom espectáculo, que passa por lutar pelos três pontos. Viemos de um empate na jornada anterior. Aqueles que se apresentarem no desafio vão dar conta do recado e alcançar os pontos necessários", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto