Cultura

Kiela e Mundo da Ilha garantem manter a originalidade do Entrudo

Maria Hengo

Jornalista

Os grupos carnavalescos União Mundo da Ilha, que na presente edição vai homenagear a cidade de Luanda pelo 448º aniversário, e o União Kiela, que tem se preparado de forma afincada para vencer, pretendem levar uma mensagem de esperança, com objectivo de preservar as raízes da maior manifestação cultural angolana.

06/02/2024  Última atualização 06H52
Comandante Maravilha disse que o kiela quer vencer/Integrantes do Mundo da Ilha lamentam a falta de apoios © Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

Com vista a não perder a originalidade do Carnaval luandense, os dois grupos carnavalescos levarão para a pista da Nova Marginal temas em kimbundo, de modo a tornar a festa mais atractiva, sobretudo para os turistas estrangeiros.

Em declarações, ao Jornal de Angola, Tonicha Miranda, compositora e interprete do União Mundo da Ilha, lamentou o fraco patrocínio das empresas sediadas no distrito urbano da Ingombota, apesar de ser o único grupo da circunscrição. "A falta de apoio poderá dificultar a participação do União Mundo da Ilha nesta edição do Carnaval”, disse.

"Há quem pode ajudar, mas não o faz, têm direccionadas verbas para outras coisas. Penso que é por questões de amizade e interesse, não pela dimensão do grupo, porque todos os anos passamos por isso”, lamentou.

Para contornar a situação, a vocalista principal do Mundo da Ilha acrescentou que têm feito uma ginástica enorme para apresentar o melhor, porém, reforçou que quando o apoio é pouco não se consegue fazer o máximo.

Para a presente edição do Carnaval, a cantora disse que o grupo pretende conservar o legado, levando três mil pessoas a pista da Nova Marginal, com o objectivo de conquistar o título, em posse do União Recreativo Kilamba.

Apesar da falta de patrocínio, Tonicha Miranda acrescentou que este ano a logística não pode faltar, para atender algumas questões como indumentária e alimentação. "Faremos uma contribuição, o povo gosta de dançar, não deveria faltar condições financeiras, porque com uma boa logística conseguimos manter o material e atender outras situações”, disse a cantora. Quanto às indumentárias, Tonicha Miranda adiantou que irão apostar em cores vivas, para levar a alegria à Nova Marginal. "Imaginemos que tenhamos só três mil t-shirt, muitos ficarão desmotivados, hoje as pessoas não estão como antigamente, todos querem, todos se sentirão valorizados por ter uma t-shirt do União Mundo da Ilha”.

Para manter a identidade do grupo, disse, não pretendem fugir daquilo que lhes caracteriza, que é a identidade do grupo, reforçando que o União Mundo da Ilha não foge daquilo que é a sua identidade. "Acrescentamos uma coisa ou outra, porque a vida é dinâmica, mas tentamos sempre manter a originalidade em relação a identidade do grupo”.

António Custódio, presidente do União Mundo da Ilha, reforçou que para esta edição não faltará a ginga e a união do grupo, que por mais que se tenha tudo, a vontade deve ser um dos ingredientes principais.

Por causa do fraco apoio, o presidente do Mundo da Ilha adiantou que este ano a classe infantil não participará no desfile, devido às inúmeras dificuldades financeiras que têm de enfrentar actualmente.

Por sua vez, Maravilha Dias dos Santos, comandante do União Kiela, que  se recusou a falar sobre o tema e a música que irão apresentar este ano,  mencionou que pretendem  levar uma mensagem sobre a essência do Carnaval, mostrando as verdadeiras raízes africanas.

Para levar o grande prémio, o grupo tem se preparado sem um número definido. A também compositora do Kiela revelou que, actualmente, tem recebido muitas solicitações de pessoas interessadas em pertencer ao grupo.

A responsável pelou á população a ir mais cedo à Marginal,  de modo a não perder nenhum momento da grande festa cultural.


Historial dos grupos

Desde a sua fundação, que o grupo União Mundo da Ilha mantém a mesma designação. Um dos fundadores foi António Miranda (falecido), pai da actual vocalista principal, Tonicha Miranda. A agremiação tem ainda uma categoria especial, a de conselheiras, atribuída às mais velhas, dentre as quais  Maria da Conceição João, Madalena Lourenço "Nga Muturi”, Beatriz Domingos António "tia Loló” e Esperança Miguel Pascoal.

O grupo surgiu, na década de 1960, quando a juventude se deslocava até à Samba, para assistir a várias manifestações culturais. Com o passar dos anos, estes jovens juntaram-se e formaram grupos de bailarinos.

O projecto, como grupo carnavalesco, ganhou corpo em 1968 e embora haja algumas divergências entre as "conselheiras”, quanto ao dia e mês da fundação, há unanimidade em relação ao ano (1968), como explicou a anciã Nga Muturi.

Os registos indicam que o grupo é fruto de uma fusão dos Evita da Ilha e Invejados. Actualmente, é um dos mais premiados do Carnaval de Luanda, com 14 títulos, o último obtido em 2020.

 
União Kiela

O União Kiela do Sambizanga começou a dançar o Carnaval antes mesmo que pudesse desfilar na Marginal de Luanda à disputa com outros grupos. Isabel Ventura é uma das fundadoras do grupo que, em 1947, começou como um simples conjunto de amigos, com disposição para festejar o Carnaval, mas depois ganhou fôlego.

O Kiela não é apenas um grupo de Carnaval. Ao longo da sua história, ele sempre se afirmou como um movimento de classe. Da classe de pescadores e vendedoras de peixe em Luanda, especificamente do mercado do São Paulo, no Sambizanga, que tem o semba como a dança privilegiada do grupo.

Quanto à classificação da última edição do Entrudo, o grupo União Kiela conquistou o terceiro lugar, com 720 pontos. Pelo seu desempenho recebeu a quantia de três milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura