Mundo

Kinshasa: Jornalista condenado a seis meses de prisão

O jornalista Stanis Bujakera foi condenado, terça-feira, a seis meses de prisão efectiva e a uma multa de 1 milhão de francos congoleses (cerca de 368 euros)", pelo Tribunal Superior de Kinshasa, capital da RDC, ao ser considerado culpado dos crimes de falsificação de documentos, propagação de falsos rumores e transmissão de uma mensagem errónea à sociedade.

20/03/2024  Última atualização 11H39
© Fotografia por: DR

Stanis Bujakera, correspondente em Kinshasa da revista Jeune Afrique, foi detido em 8 de Setembro em Kinshasa, onde foi julgado por um artigo, não assinado por si, que implicava os serviços secretos militares na morte do opositor político Chérubin Okende, cujo corpo ensanguentado foi encontrado no seu carro em 13 de Julho.  A defesa do jornalista contestou veementemente estas acusações, segundo a AFP.

A organização internacional de defesa da liberdade de imprensa Repórteres-Sem Fronteiras (RSF) saudou a "liberdade que Stanis vai recuperar em breve", sublinhando que, na opinião da organização, "ele nunca deveria ter sido detido, processado e condenado" naquilo que considera ser "um caso fabricado contra ele". Em Fevereiro, o Ministério Público anunciou que a "autópsia" confirmou a morte do político por suicídio",

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo