Mundo

Lançado novo fundo energético para ligações de transmissão na África Austral

JA Online

O Southern African Power Pool (SAPP) e os consultores de investimentos Gestores do Fundo Climático lançaram, esta terça-feira, um novo fundo-alvo de 1,3 mil milhões de dólares para construir infra-estrutura eléctrica local e transfronteiriça na região da África Austral, disseram autoridades.

05/03/2024  Última atualização 12H26
Lançado novo fundo energético para ligações de transmissão na África Austral © Fotografia por: Direito Reservado

O Mecanismo Regional de Financiamento de Infra-estruturas de Transmissão (RTIFF) começa com 20 milhões de dólares em compromissos do SAPP e visa um primeiro fechamento de 500 milhões de dólares em 2025.

O financiamento será obtido junto a investidores dos sectores público e privado, local e internacionalmente, afirmou um comunicado conjunto.

Apesar da abundância de fontes de energia em África, a falta de ligações entre os países tem dificultado a integração e o comércio entre os 12 membros da SAPP, que incluem o peso económico regional da África do Sul e o principal exportador de cobre, a Zâmbia, avançou a Reuters.

 "A RTIFF desmantela isto ao permitir que o sector privado trabalhe em conjunto com os serviços públicos para implantar novas linhas de transmissão em grande escala”, acrescentou num comunicado.

O mecanismo terá uma vida útil de fundo entre 20 e 25 anos e deverá atingir um fechamento final de 1,3 mil milhões de dólares em dois anos.

Um impulso para as energias renováveis, incluindo o armazenamento eólico, solar e de baterias, destacou a escassez de ligações de alta tensão em toda a região, onde os projectos, muitas vezes em áreas remotas, não conseguem ligar-se às redes nacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo