Política

Legado do estadista destacado no Rundu

Carlos Paulino/ Rundu

Jornalista

Os namibianos e angolanos residentes na localidade do Rundu, província do Okavango East, renderam quinta-feira, homenagem ao Presidente da República da Namíbia, Hage Geingob, que vai a enterrar no próximo domingo às na cidade de Windohoek.

23/02/2024  Última atualização 09H06
Cônsul-geral na região do Okavango, Oliveira Guilherme © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro
A cerimónia de homenagem do Presidente Hage Geingob que faleceu no dia 4 deste mês, decorreu no Estádio Desportivo do Rundu e contou com milhares de cidadãos namibianos e angolanos que por meio de louvores, poemas e mensagens expressaram o quanto carinho tinham por este Estadista da Namíbia.

O cônsul-geral de Angola na região do Okavango, Oliveira Guilherme considerou que Hage Geingob foi um gigante entre os homens, pela dedicação incansavelmente à sua pátria com um compromisso inabalável pela justiça, igualdade e prosperidade para todos.

O diplomata referiu que a sua partida deixa imensa dor e tristeza a todos os namibianos e angolanos residentes na província do Okavango East, mas também em profunda gratidão pelo legado que deixa de liderança visionária que transformou a Namíbia e impactou positivamente milhões de vidas, tanto dentro, quanto além de suas fronteiras.

Segundo o cônsul, Hage Geingob promoveu incansavelmente a inclusão e o diálogo, assegurando que cada voz fosse ouvida. Acrescentando que cada desafio enfrentado com determinação e cada sucesso celebrado com um triunfo colectivo.

Oliveira Guilhermerecordou que as palavras que Hage Geingob dizia que "Ninguém deve se sentir deixado para atrás”, reflecte o seu compromisso profundo com a equidade e a justiça social, orientando cada decisão de seu governo.

"Seu empenho incansável na promoção da paz e estabilidade na África Austral, bem como seu compromisso com questões globais urgentes, como as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável, são marcas indeléveis da sua visão progressista para um mundo mais justo e equânime”, disse.

O cônsul-geral de Angola na região do Okavango sublinhou que hoje enquanto os angolanos e namibianos enfrentam a dor da sua ausência, também celebram a rica tapeçaria de vidas que ele influenciou.

Presidente do povo

Por sua vez, o governador da província da região da Namíbia do Okavango East, Bonifatius Wakudumo, devidamente emocionado com lágrimas no rosto, agradeceu pela oportunidade que mereceu do Hage Geingob por fazer parte do seu governo e também pelo apoio que sempre recebeu deste Estadista, considerado presidente do povo.

"Apesar da sua partida, nós os namibianos vamos eternizar a sua grande obra em prol do bem-estar social das nossas populações que se sentem gratos por tudo quanto Hage Geingob fez para o povo da Namíbia”, disse.

A cerimónia contou com a presença da coordenadora regional da Swapo, Ottilie Shinduvi, a rainha dos Sambios na região do Okavango East, Sophia Mundjebwe Kanyet e do rei dos Mbucussos, Erwin Munika Mbambo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política