Política

Lei Antidopagem vai hoje à votação final

António Gaspar |

Jornalista

O Projecto de Lei sobre Antidopagem no Desporto em Angola, pedido com carácter de urgência pelo Executivo, vai, hoje, à votação final global, no Plenário da Assembleia Nacional (AN).

28/02/2024  Última atualização 09H13
Projecto de Lei foi analisado e votado na especialidade © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O diploma, que dispõe de seis capítulos, nove secções e 74 artigos, teve votos favoráveis dos partidos políticos com assento parlamentar, em sede de discussão na generalidade e, consequentemente, na especialidade, prevê harmonizar o regime jurídico da luta antidopagem no desporto nacional à Convenção Internacional contra Dopagem e ao Código Mundial com a legislação ordinária em vigor.

O Projecto de Lei, da iniciativa do Executivo, visa, também, contribuir para a educação e formação dos atletas e demais agentes desportivos e em relação à temática da luta contra a dopagem no desporto.

O documento contém, entre outras matérias, a proibição da dopagem, responsabilidades do praticante, lista de substâncias e métodos proibidos, acesso de controlo durante e fora das competições desportivas e o tratamento médico do desportista.

Uma vez aprovada a Lei, os praticantes desportivos não devem ser previamente avisados da realização do controlo de dopagem ou a entidade organizadora do evento informar os praticantes desportivos de que podem ser sujeitos, nos termos da Lei e dos regulamentos aplicáveis, a um controlo de dopagem.

A República de Angola subscreveu a Carta das Nações Unidas contra a Dopagem no Desporto em 2006 e em Janeiro de 2009 o Parlamento aprovou a resolução 8/09, aderindo à Convenção Internacional Contra a Dopagem no Desporto. Em 2022, a Assembleia Nacional aprovou a Lei 12/22, de 19 de Maio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política