Política

Libéria quer cooperação nas áreas da Agricultura e Turismo

César Esteves

Jornalista

A República da Libéria quer cooperar com Angola nas áreas de Desenvolvimento Rural, Diplomacia, Comércio, Economia, Agricultura, Educação e Turismo, no quadro do reforço das relações entre os dois países.

17/04/2024  Última atualização 07H59
Sheikh Al-Moustapha Kouyateh foi portador de uma mensagem de Joseph Boakai para o Chefe de Estado João Lourenço © Fotografia por: Dombele Bernardo| Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo enviado especial de Joseph Boakai (Presidente da Libéria) a Luanda, no final da audiência com o Chefe de Estado, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Sheikh Al-Moustapha Kouyateh, que foi portador de uma mensagem de Joseph Boakai para o estadista angolano, adiantou aos jornalistas destacados junto do Palácio Presidencial que a Libéria pretende alargar essa cooperação também em matéria de Estado de Direito.

"Essas são áreas que Angola conseguiu obter sucesso sob liderança do Presidente João Lourenço", destacou o diplomata da Libéria, para quem a ideia é reforçar, cada vez mais, as relações entre os dois países. "Esta visita pretende lembrar que existe um espírito de irmandade entre a República da Libéria e a República de Angola", acrescentou.

Sheikh Al-Moustapha Kouyateh salientou que Joseph Boakai encara Angola como um grande país e acredita na liderança e experiência do Presidente João Lourenço em matéria de governação.

"Nós temos muito que aprender com Angola, porque, na verdade, a Libéria não seria a Libéria sem que houvesse Angola, porque muitos dos nossos quadros passaram por cá nos momentos mais difíceis", recordou o enviado especial, tendo de seguida destacado o papel do Presidente João Lourenço como Campeão da União Africana para a Reconciliação e Paz no continente.

O enviado especial de Joseph Boakai disse acreditar que o apoio do Presidente João Lourenço ao seu homólogo da Libéria, recentemente eleito, vai ser uma grande valia para aquele país, na medida em que lhe vai permitir trilhar, também, os caminhos do desenvolvimento harmonioso, sem deixar ninguém para trás.

Kouyateh fez saber que as relações entre Angola e a Libéria remontam desde o tempo dos Presidentes Agostinho Neto e William Tolbert, os dois de feliz memória.

Convite para visita

Sheikh Al-Moustapha Kouyateh revelou que outro dos objectivos da sua vinda a Luanda passou por convidar o Presidente João Lourenço a visitar a Libéria em datas a acertar pelas diplomacias dos dois países.

Joseph Nyumah Boakai é o actual Presidente da Libéria desde 22 de Janeiro de 2024.

Serviu, anteriormente, como 29º Vice-Presidente da Libéria, de 2006 a 2018, sob o governo da Presidente Ellen Johnson Sirleaf. Anteriormente, actuou como ministro da Agricultura, de 1983 a 1985. Boakai concorreu à Presidência em 2017, mas perdeu a eleição para George Weah, a quem venceu nas eleições de Novembro de 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política