Desporto

Líder sofre goleada sem ceder terreno

Jorge Neto

Jornalista

Três goleadas, algumas delas inesperadas, marcaram a 21.ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputada no final de semana, com destaque para os resultados desnivelados nos desafios envolvendo o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.

22/04/2024  Última atualização 07H05
Equipas candidatas ao título começam a pressionar a agremiação da cidade de Saurimo © Fotografia por: Edições Novembro

Apesar de consentir uma pesada goleada, a posição do Desportivo da Lunda-Sul não sofreu qualquer alteração, continua a liderar a prova, com mais um ponto em relação ao Sagrada Esperança, segundo colocado.

Apesar de consentir uma pesada goleada, a posição do Desportivo da Lunda-Sul não sofreu qualquer alteração, continua a liderar a prova, com mais um ponto em relação ao Sagrada Esperança, segundo colocado.

Oito meses depois do regresso ao Estádio Sagrada Esperança, a formação orientada por Roque Sapiri, não teve meias medidas e despachou o Desportivo da Lunda-Sul, por 4-1, naquele que foi o jogo de cartaz da ronda, que colocou em confronto directo o vice-líder e o líder da competição.

Os pupilos de Maurílio Silva entraram para o desafio com o objectivo de manter a sequência de vitórias, mas não tiveram a sorte do seu lado no início da partida. De igual modo, o resultado final pode estar ligado ao cartão vermelho admoestado por Cedrick, aos 25 minutos, por entrada perigosa a Cachi. No entanto, o atrevimento dos visitantes surpreendeu os anfitriões, dois minutos depois com o golo de Mussa, actual artilheiro do Girabola, com 12 golos, na sequência de um pontapé de canto.

A resposta chegou antes do intervalo, com Dabanda a restabelecer a igualdade, sem margem de defesa para Rechone. No segundo tempo, aos 50 minutos, após assistir no primeiro golo, Victoriano adiantou os verde e branco no jogo.

Daí para frente, os diamantíferos tomaram as rédeas  da partida, ante a incapacidade de alterar o rumo dos acontecimentos, em função da desvantagem numérica. Empurrados pelos adeptos na bancada, os anfitriões pisaram o pé no acelerador e Cachi, servido por Victoriano. Jaime Pimpão fechou a goleada aos 90 minutos.

O campeão nacional, Petro de Luanda, foi autoritário na visita à Académica do Lobito, no Estádio Nacional de Ombaka, ao golear por 0-4. Os comandados de Alexandre Santos assumiram, desde o início, a superioridade e os golos surgiram com naturalidade. O avançado Tiago Azulão bisou, aos 8 (penálti) e 53 minutos. Soares, aos 42, e Julinho aos 63 minutos, completaram o resultado desnivelado.

Depois da derrota em casa, diante dos diamantíferos, os tricolores regressaram às vitórias no Girabola, no reduto alheio e com números gordos, deixando uma mensagem clara aos seus adversários. 

O Kabuscorp do Palanca continua a atravessar uma má fase ao sair derrotado da deslocação ao Moxico, no duelo com o FC Bravos do Maquis, por 2-0. Mário Soares levou a melhor sobre Zeca Amaral, com os golos de Emanuel aos 26 e Macaiabo aos 38 minutos. A crise de resultados assola as hostes dos palanquinos, que a cada jornada distanciam-se do pelotão da linha da frente, mantendo a quarta posição.

O grito de socorro do Recreativo do Libolo foi ouvido pelos deuses do futebol e conseguiu a surpresa de sábado, com a goleada, 0-4, aplicada no Estádio 1.º de Maio, reduto do Clube Recreativo União de Malanje. No primeiro tempo resolveram o jogo com três golos, Toko Filipe, aos 6, Andeloy aos 28, e Pneu, 30. O mesmo jogador bisou no segundo tempo, aos 55 minutos.  

Ontem, para complemento da jornada,o Santa Rita de Cassia venceu, em casa o Sporting de Cabinda por 1-0, ao passo que o Wiliete de Benguela bateu o Desportivo da Huíla por3-1. No jogo disputado no Estádio Álvaro Buta,em Mbanza Kongo,São Salavador e Interclube não foram  para lá  de uma igualdade a dois golos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto