Mundo

Líder ugandês nomeia novo chefe do Exército

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, procedeu a uma remodelação no aparelho do Estado, com grande impacto no sector de Defesa e Segurança, no qual nomeou um dos filhos, o general Muhoozi Kainerugaba, para chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

24/03/2024  Última atualização 07H45
General Kainerugaba era o responsável pelas forças especiais © Fotografia por: DR
Até antes da nomeação de quinta-feira, o general Kainerugaba ocupava o cargo de conselheiro presidencial sénior do Chefe de Estado, com espaço de intervenção em assuntos diplomáticos, principalmente na gestão das relações do Uganda com o vizinho Rwanda.

Acumulava, também, a responsabilidade pelas operações especiais do Exército. A promoção ao cargo de chefe das Forças Armadas reacendeu a especulação sobre a possível sucessão do pai na Presidência da República. Duas figuras fiéis a Kainerugaba foram nomeadas ministros, nomeadamente, a deputada Lilian Aber, que fica com a pasta das Emergências, Catástrofes e Refugiados, e Balaam Barugahara, que assumiu o cargo de ministro da Juventude e da Infância.

Barugahara celebrou nas redes sociais a nomeação, que descreveu como um voto de confiança no Movimento MK, grupo político liderado por Kainerugaba, relançado, no mês passado, como uma organização cívica sob o nome de Liga Patriótica do Uganda (PLU).  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo