Cultura

Livro infantil transmite às crianças o valor da paciência

Gil Vieira

Jornalista

A escritora Mira Clock lançou, sábado, no espaço Prova de Arte, no Miramar, em Luanda, o livro de conto infantil “Ana e a Fada dos Dentes”, que transmite às crianças o valor da paciência, confiança e comprometimento.

27/02/2024  Última atualização 08H00
Escritora promoveu uma sessão de venda e assinatura de autógrafos do mais recente livro © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro

A escritora considera os valores apresentados no livro como sendo importantes para se cultivar nas crianças, sobretudo dos três aos sete anos de idade, a utilidade da actividade escolar no processo de socialização.

Além dos princípios integrativos, segundo ainda Mira Clock, o livro serve de guia sobre os cuidados que as crianças devem ter com os dentes, trazendo várias indicações de forma ilustrativa.

O livro infantil narra a estória de Ana, uma menina simpática e curiosa, de olhos arregalados e nariz arrebitado. Quando tinha 5 anos, Ana vivia fascinada com as estórias que a irmã contava sobre a fada dos dentes.

A criança, por isso, não via o momento de ver o primeiro dente de leite a cair, pois passava as noites ansiosa, na esperança de um dia receber a visita da fada dos dentes.

Ana, apesar da ansiedade, não desistia e cumpria com disciplina todas as orientações da irmã mais velha. "As crianças na idade da Ana são aconselhadas a ter paciência e a acreditar na acção do tempo, com vista a viverem mais felizes e despreocupadas”, explicou Mira Clock na intenção de realçar mais uma vez o foco do livro.

A escritora contou que a estória do livro existe há cerca de 20 anos, pois foi criada quando Mira Clock frequentava o ensino médio.  "Quando me tornei mãe fui ficando mais perto da literatura infantil, por ler livros para a minha filha”, disse. Além disso, acrescentou que quando a criança cresceu e percebeu das habilidades da mãe com a escrita, começou a exigir que a progenitora publicasse livros infantis.

O livro de conto infantil "Ana e a Fada dos Dentes”, de Mira Clock, foi feito com o selo da Acácias Editora e ilustrado por Cris Gomes.

Mira Clok é o pseudónimo de Ana Zulmira da Silva Ramalheira, natural de Luanda, onde nasceu no dia 28 de Maio de 1991.

A escritora é licenciada em Direito pela Universidade Metodista de Angola (2009-2013). A mesma trabalha como jurista na área do Direito Económico.

Desde tenra idade entregou-se ao trabalho de escritora e incentivo à leitura. A escritora apoiou e participou de várias acções em prol da humanização através das artes, sobretudo com o Movimento Lev’Art, associação da qual é membro desde os 17 anos.

Mira Clok tem vindo a editar obras desde 2012, tendo começado pelo género poético, com o livro "Desabrochar”.

Em 2015 publicou o livro "Cartas a um Ex-Amor”, a primeira experiência no género prosa.

A artista também é dona dos livros "Vozes da Cidade” e "Amor Além das Estrelas”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura