Política

Luísa Damião lamenta perda de um “africanista convicto”

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou, na segunda-feira, em Windhoek, no velório do Presidente Hage Geingob, que a África perdeu um africanista convicto, que lutou, incansavelmente, pela causa do povo da Namíbia.

14/02/2024  Última atualização 10H33
Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com uma nota enviada ao Jornal de Angola, Luísa Damião encabeçou uma delegação ao mais alto nível, mandatada pelo Presidente da República e do partido, João Lourenço, tendo a vice-presidente do MPLA expressado ao novo Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, os sentimentos de pesar pela morte de Hage Geingob, ocorrido a 4 do corrente mês.

Em Windhoek, a delegação dirigiu-se ao State House, onde foi recebida pelo actual Chefe de Estado, Nangolo Mbumba, que espelhou satisfação e considerou "um grande gesto” do Presidente João Lourenço, assegurando estar reconfortado com as mensagens de condolências do Governo de Angola, do MPLA, Embaixada de Angola na Namíbia e do povo angolano.

"Angola e a Namíbia são povos irmãos”, afirmou, na ocasião, o novo Presidente da Namíbia.

Luísa Damião manifestou profunda consternação pela perda de um africanista convicto, um homem que lutou pelo seu país, adiantando que a perda é, também, do povo angolano, justificando, por isso, que Angola vai ser representada no funeral de Estado, ao mais alto nível, pelo Presidente João Lourenço.

Na Casa Rosalia, residência oficial do falecido Presidente Hage Geingob, a vice-presidente do MPLA assinou o livro de condolências, tendo sublinhado que "África e Angola se juntam ao povo namibiano neste momento difícil pela perda do Presidente Hage Geingob, que será recordado como um lutador incansável pela causa do povo da Namíbia, um africanista convicto, que, em grandes palcos internacionais, soube sempre defender as causas nobres dos namibianos e também de África”.

Luísa Damião apresentou, igualmente, as mais sentidas condolências à viúva Mônica Geingob, à família enlutada, à SWAPO e a todo o povo namibiano, em nome da direcção do MPLA, militantes e simpatizantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política