Política

Luisa Grillo defende programa conjunto da SADC na digitalização da Educação

JA Online

A ministra da Educação, Luísa Grillo defendeu, um investimento conjunto dos países da SADC para o financiamento de programa de digitalização das escolas.

14/02/2024  Última atualização 19H55
© Fotografia por: DR

Para a ministra a colaboração deve ser a palavra chave entre os países desenvolvido e os da  África subsaariana, um pouco menos desenvolvido ou em vias de desenvolvimento.

A ministra falava durante a assinatura do memorando de entendimento com o Emirados Árabes Unidos, sobre digitalização da educação, na terça-feira, no Dubai,

"A nível da região da SADC, acredito que é possível, fazermos investimentos conjuntos, e juntos buscarmos parceiros de financiamentos para programas que possam ajudar-nos a desenvolver mais rapidamente a digitalização das nossas escolas”, afirmou a ministra.

O programa conjunto a  nível da educação, entre os países da SADC, para permitir, desenvolver as suas infraestruturas e a conectividade de modo coordenado, e principalmente a vencer a questão da formação dos professores.

Segundo Luísa Grillo, este programa tem como objectivo definir um quadro de qualificação de competência para os professores em matéria de educação digital.

"Teríamos então a nível da SADC um quadro de educação básica e sobretudo secundária e podermos juntos caminhar para que ninguém fique para trás”.

A ministra reconheceu, no entanto, as diferenças dos níveis de desenvolvimento, entre os países, uns mais experientes e avançados em matérias de digitalização da educação e outros ainda atrasados.

Mas Luísa Grillo acredita que com este programa e a ajuda mútua entre os países podem chegar ao mesmo fim, que é a modernização dos sistemas educativos e a inovação pedagógicas, de inclusão, dando oportunidade a toda a população,  independentemente das suas capacidades intelectuais ou físicas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política