Reportagem

Lunda-Sul: Muconda começa a sentir efeitos das obras na Estrada Nacional 240

Adão Diogo | Muconda

Jornalista

A desmatação do troço, que cobre corredor Biúla/Cazage/Muconda/Luau, inicou em Dezembro do ano passado, após o acto de consignação da obra

19/02/2024  Última atualização 07H06
© Fotografia por: Camuanga Julia | Edições Novembro

O sentimento de satisfação desponta no rosto de Guerra Mutondo e Manuel Adelis, com a terraplagem da Estrada Nacional 240, que liga as províncias da Lunda-Sul e Moxico.

Banhados em suor, por causa do esforço de empurrar a motorizada que ficou sem combustível, durante o regresso da lavra, ambos fazem uma pausa para puxar o fôlego, antes de prosseguirem a marcha.

A desmatação do troço de 159 quilómetros iniciou em Dezembro passado, logo depois do acto de consignação da obra, que cobre o corredor  Biúla/Cazage/Muconda/Luau.

O troço vai permitir a ligação rodoviária  com a Estrada Nacional 180, para as cidades de Saurimo(Lunda-Sul) e Dundo (Lunda-Norte), assim como o município do Luena (Moxico), que daqui poderá ligar com a província do Cuando Cubango.

Gabriel dos Santos, amigo de Guerra Mutondo e Manuel Adelis, com a sua motorizada,  já sonha com uma estrada asfaltada, no corredor  Biúla/Cazage/Muconda/Luau, sem passar por Saurimo.

 
Avanços na urbanização

Acomodado numa cadeira de plástico, no pátio frontal da casa, o ancião Vieira Soares, de 79 anos, com um porte físico robusto, resguardado por uma camisa de mangas curtas e calças meio justas,  pés calçados com chinelas, cochila, de cabeça reclinada ao peito, ignorando o movimento na rua asfaltada.

O peso da idade reduziu a capacidade de caminhar longas distâncias e empunhar uma enxada para cultivar a terra, como fazia no passado. A mulher e duas filhas ficaram com esta responsabilidade, cultivando a mandioca, batata-doce,  feijão, ginguba, milho e outras culturas para  consumo e venda do excedente.

A pensão de reforma e o subsídio, que pelo trabalho prestado nos serviços comunitários e como antigo combatente, ajudam a cobrir parte das despesas da família.

O mais velho recua no tempo para descrever o matagal na zona, actualmente povoada por dezenas de famílias provenientes de várias paragens da região Leste. Destaca avanços na urbanização, com reflexos assinaláveis na oferta de serviços nos sectores da Educação, Saúde, Energia eléctrica e multiplicação da capacidade de distribuição de água.

"Agora ninguém mais cultiva aqui ", enfatizou o idoso,  apontando para uma zona onde garante existir um poço de água, que servia aos munícipes.

Vieira Soares reconhece os esforços do Governo para proporcionar serviços sociais básicos para a população, afirmando ser uma luta em várias frentes para garantir uma vida melhor a todos os angolanos. 


Custo de vida

Com fala pausada, em tom audível, o mais velho lamenta o fraco poder de compra, face aos preços "violentos do mercado”. Como exemplo, aponta o litro de óleo a Akz 2000, e por três lambulas (sardinhas) paga-se metade deste valor.

David Cajama, de 18 anos, e Manuel Caxala, de 19, são estudantes. Nasceram e vivem no bairro Mbango, parte suburbana da vila de Muconda. Os dois amigos descrevem que a lavra e a escola marcam a sua rotina diária. Caracterizam o ambiente na zona como calmo, alternado, ocasionalmente, por furtos/roubos em cantinas e lavras protagonizados por outros jovens, via de regra sem ocupação. Consideram a sua participação na caça ou pesca, quando calha, "um biscate", pago com "um pouco de peixe ou naco de carne" pelo promotor da actividade e dos meios empregues.


Fraca oferta de hortícolas

A residir na vila vila há uma semana, para reforçar a equipa que está a reabilitar uma escola primária, por sinal a primeira, construída há mais de 25 anos, Almerindo Paulo, afecto à empreiteira UPATCHILA, nota uma "fraca oferta de hortícolas" no mercado da vila.

 

Camião imobilizado na via

 Nas imediações do rio Tamba, a menos de 30 quilómetros da cidade de Saurimo, o infortúnio atingiu um camião carregado de varões, ido de Luanda, com destino a Lumbumbashi, República Democrática do Congo, que, por avaria técnica,  descaiu, ficando imobilizado, com parte do trailer a ocupar toda a faixa de rodagem.

 Apesar do isolamento, o condutor notou que o pior "não aconteceu por ter optado por fazer uma tesoura" no auge da aflição. Naquele momento, o espaço disponível na berma estava restrito a viaturas ligeiras.

 
Obras do PIIM

No quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o município do Muconda beneficiou de uma verba de 3.4 mil milhões de kwanzas para 18 projectos, dos quais 17 estão concluídos.

Dos projectos concluídos, destacam-se escolas, unidades sanitárias, residências para técnicos de Saúde e professores, edifício das repartições públicas, sistemas de captação de água e expansão da rede eléctrica.


 Administrador defende conjugação de esforços

O administrador municipal do Muconda (Lunda-Sul), Isaías Sacajima, defendeu  a conjugação de esforços em prol do desenvolvimento da localidade e da melhoria da qualidade de vida das populações. Ao intervir num encontro com os munícipes, no âmbito do programa de governação de proximidade, o responsável exortou à população a contribuir com ideias para o  desenvolvimento da municipalidade.

"Exorto à população a manter-se calma e contribuir positivamente com ideias que visam o desenvolvimento do nosso município. Além de recursos mineiras, temos terras aráveis e água que podem estimular o interesse de investidores nacionais e internacionais”, salientou.

Durante o encontro, os munícipes solicitaram a melhoria no fornecimento de energia eléctrica e água potável, das vias de acesso, assim como mais apoio aos camponeses, com vista a alavancar a agricultura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem