Mundo

Macau regista subida de casos de burla

Casos de burla e extorsão com recurso às telecomunicações e à Internet, em Macau, subiram 75,8% em 2023, com perdas estimadas em 311 milhões de patacas (35,6 milhões de euros), anunciou, ontem, o secretário de Segurança.

29/02/2024  Última atualização 11H39
Internet, em Macau © Fotografia por: DR
A maioria das burlas (894, mais de 43,7%) aconteceram com recurso à Internet, embora o maior aumento tenha ocorrido nas burlas através do telemóvel (412), que quase quadruplicaram. Num relatório, a tutela da Segurança revelou que em 329 casos as vítimas revelaram a burlões os dados de cartões de crédito quando tentavam comprar bens ou serviços 'online', mais do dobro do registado em 2022, segundo a Lusa. 

Wong Sio Chak sublinhou, ainda, que no ano passado 148 pessoas foram alvo de extorsão após terem partilhado fotos nuas em plataformas de mensagens na Internet, um aumento de 60,9%. As autoridades de Macau registaram um aumento de 37,6% da criminalidade global em 2023, algo justificado com o aumento dos turistas, após o fim das restrições impostas no âmbito da política 'zero Covid'.

 Na conferência de imprensa, Wong Sio Chak disse que a Polícia Judiciária (PJ) de Macau está a testar uma aplicação de combate à burla, que deverá ser lançada em Abril na rede social chinesa WeChat. O secretário explicou que a aplicação vai permitir às pessoas consultarem números de telefone, contas bancárias e endereços de correio eletrónico suspeitos, assim como obter informações sobre os métodos de burla mais usados.

 O secretário disse que a PJ detetou 90 casos praticados por redes criminosas transfronteiriças, cujo valor envolvia mais de 100 milhões de patacas (11,4 milhões de euros) e deteve 134 pessoas.

 O secretário acrescentou que, graças a um mecanismo de alerta para suspensão de transacções suspeitas e cessação de pagamento, a polícia de Macau conseguiu recuperar mais de 113 milhões de patacas (12,9 milhões de euros) em 531 casos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo