Mundo

Mãe de Navalny “forçada” a aceitar enterro secreto

Uma semana após a morte do opositor russo, a mãe de Alexei Navalny recebeu um ultimato por parte das autoridades russas, adiantou um porta-voz da família, na sexta-feira. Segundo o ultimato, Lyudmila Navalnaya, mãe de Navalny, terá de aceitar nas próximas três horas um funeral secreto, sem despedida pública, ou o filho será enterrado na colónia penal onde morreu, no Ártico.

24/02/2024  Última atualização 14H50
© Fotografia por: DR

Kira Yarmysh, porta-voz da família Navalny, disse que Lyudmila Navalnaya rejeitou o ultimato e exigiu às autoridades russas que cumpram a lei.

"Ela exige o cumprimento da lei, segundo a qual os investigadores são obrigados a entregar o corpo no prazo de dois dias após o apuramento da causa da morte. De acordo com os documentos médicos que ela assinou, esses dois dias expiram amanhã [sábado]”, adiantou a porta-voz.

Na quinta-feira, a mãe de Navalny denunciou ter sido alvo de "chantagem” por parte das autoridades russas, que a tentaram forçar a realizar uma cerimónia fúnebre, sem enlutados.

Na sexta-feira, Dmitry Muratov, jornalista laureado com o Prémio Nobel da Paz, apelou, nas redes sociais, para que o corpo de Navalny seja entregue à família "sem quaisquer condições”.

Mais de 25 personalidades russas subscreveram o pedido e pediram às autoridades russas a libertação do corpo de Alexei Navalny.

Chantagem para enterro secreto

A mãe de Alexei Navalny acusou esta quinta-feira as autoridades russas de a terem "chantageado", afirmando que a tentaram forçar a realizar uma cerimónia fúnebre "secreta", sem velório. Lyudmila Navalnaya anunciou ainda que já teve acesso ao corpo do filho e à certidão de óbito, que indica que o líder da oposição russa morreu de causas naturais.

"Eles estão a chantagear-me, a dizer-me onde, quando e como Alexei deveria ser enterrado”, diz a mãe do opositor russo num vídeo publicado no YouTube.

No vídeo, Navalnaya diz que as autoridades russas a "ameaçaram” a concordar com um funeral "secreto”, caso contrário "fariam algo com o corpo” de Navalny.

"Eles querem que isso [funeral] seja feito em segredo, sem despedida. Eles querem que eu vá ao cemitério, para uma sepultura recente e diga: aqui jaz o meu filho. Não concordo com isso", diz Lyudmila no vídeo partilhado no YouTube.

"Eu não quero condições especiais. Só quero que tudo seja feito de acordo com a lei”, pede Lyudmila, exigindo que o corpo do filho lhe seja entregue "imediatamente”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo