Sociedade

Mais 263 licenciados no mercado de trabalho

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

A província do Zaire conta com mais 263 licenciados, formados pela Escola Superior de Ciências, Artes e Humanidades (ESCISAH), na cidade de Mbanza Kongo.

08/03/2024  Última atualização 12H05
A ESCISAH registou várias saídas para o mercado de trabalho © Fotografia por: DR

A cerimónia de outorga de diplomas aos novos licenciados nos cursos de Ensino de Psicologia (118), Matemática (34), Física (28), Química (20) e Gestão de Empresas (63) decorreu no largo Dr. António Agostinho Neto, na cidade de Mbanza Kongo, sob orientação do vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso.

Na ocasião, Afonso Nzolameso manifestou-se satisfeito pelo facto de os novos graduados engrossarem o quadro de técnicos com que a província poderá contar para a resolução dos desafios de desenvolvimento socioeconómico.

"Encorajamos a colocarem em prática tudo quanto aprenderam ao longo deste período de formação. O desenvolvimento da nossa província depende, exclusivamente, de nós, por isso, convido a comunidade académica a aplicar tudo quanto aprenderam no processo de exploração das potencialidades da região”, frisou. 

O vice-governador deu a conhecer que decorrem acções conjuntas com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação para a abertura de mais cursos, de modo a dar maior oportunidade aos jovens.

"O Governo Provincial do Zaire continua a trabalhar com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação para diversificar as oportunidades de formação académica aqui na nossa província. Os estudos representam um importante alicerce para o crescimento profissional, desenvolvimento de habilidades técnicas, mas deve-se observar o princípio da humildade”, aconselhou.

Por seu turno, o director geral da ESCISAH, João Mateus Marciano, apelou aos novos licenciados a prestarem o seu contributo para o desenvolvimento da sociedade em que estão inseridos e desempenharem as suas actividades com alto sentido de missão e patriotismo.

"Lançamos, hoje, para o mercado de trabalho, um grande número de licenciados, mas devemos nos preocupar, também, com a qualidade, para irmos galgando degraus no ranking nacional das universidades”, disse.   

Em nome dos licenciados, António Raul, formado em Química, solicitou ao Governo mais investimentos para a instituição do ensino superior, visando a sua modernização e ampliação.

"Entre as dificuldades que passámos durante os quatro anos de formação, o destaque recai para a escassez de recursos tecnológicos adequados para o desenvolvimento de actividades práticas e investigativas. Estas deficiências constituem entraves significativos ao pleno desenvolvimento das nossas potencialidades académicas e científicas, por isso, aproveitamos esta cerimónia solene para apelar às autoridades, no sentido de direccionarem investimentos para a modernização e ampliação desta escola superior”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade