Sociedade

Mais de 190 cidadãos estrangeiros detidos por entrada ilegal no país

Alberto Quiluta

Jornalista

O Serviço de Migração Estrangeiros (SME) registou, na semana passada, 309 infracções migratórias, em que se destaca a detenção de 190 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) e dois da Namíbia, por entrada ilegal no país, revelou a porta-voz da instituição.

16/02/2024  Última atualização 11H42
SME recusou a entrada, no país, de 64 cidadãos estrangeiros © Fotografia por: Arquivo
Domingas Mendonça, que fazia o balanço das ocorrências do SME entre os dias 7 e 13 deste mês, sublinhou que, no mesmo período, foram igualmente detidos cinco cidadãos nacionais, indiciados por auxílio à imigração ilegal.

O SME, disse, recusou a entrada no país, de 64 cidadãos estrangeiros, a maioria dos quais (63) da RDC, por falta de documentos, a partir dos postos fronteiriços do Luvo, em Mbanza Kongo, e no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Ainda no mesmo período, aquele órgão do Ministério do Interior registou a entrada, no país, de 24.182 cidadãos, dos quais 10.821 estrangeiros com diversas categorias de vistos.

A informação foi avançada ontem, pela directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SME, durante a apresentação do balanço da situação operativa migratória do país. Domingas Mendonça avançou que saíram do país 14.649 cidadãos, dos quais 7.582 estrangeiros.

Durante o período em análise, foram ainda prorrogados 1.678 e entregues 1.290 vistos, de trabalho e turismo. "Registamos o cancelamento de 170 vistos de trabalho por rescisão de contrato a pedido das entidades empregadoras”, sublinhou.

O SME recebeu 369 pedidos de vistos de trabalho, permanência temporária, turismo e curta duração pela primeira vez, provenientes das missões diplomáticas e consulares, dos quais rejeitou 16.

A directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa referiu que o SME emitiu e entregou, na semana passada, 4.169 passes de travessia, sendo 3.368 na província do Zaire, 526 no Cunene, e 275 em Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade