Cultura

Mais de 200 grupos inscritos no Cuanza-Sul

Adilson de Carvalho | Sumbe

Jornalista

Duzento e catorze grupos, entre carnavalescos e blocos de animação, estão inscritos para participar na edição 2024 do Carnaval no Cuanza-Sul, em representação dos 12 municípios da província, anunciou, quinta-feira, o chefe de departamento de Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura.

10/02/2024  Última atualização 12H40
Foliões no Cuanza-Sul vai desfilar apenas nos seus municípios © Fotografia por: Adilson de Carvalho | edições novembro

Hermenegildo Francisco avançou que para a presente edição do Carnaval não vai ser realizado um desfile provincial, explicando que cada município vai organizar o seu desfile. "Faremos todo o esforço no sentido de trazermos o desfile provincial na próxima edição”, disse.

Hermenegildo Francisco esclareceu que um dos objectivos da promoção do Carnaval a nível dos municípios é a divulgação dos grupos. "Almejamos que estes consigam resgatar a cultura de dançar o Carnaval. A medida está a ser muito aplaudida pelos grupos”, afirmou.

O chefe de departamento de Acção Cultural disse que dentre os 214 grupos inscritos, 74 são da classe A, 38 da classe B, 44 grupos da classe infantil e 58 blocos de animação.

O responsável garantiu, igualmente, que estão criadas as condições técnicas e humanas para os desfiles, acrescentando que a nível dos municípios, o Amboim conta com 13 grupos carnavalescos, Cassongue com 16, Cela com 23, Conda com 12, Ebo com 11, Libolo com 6, Mussende com 18, Quibala com 25, Quilenda com 20, Porto-Amboim com 22, Seles com 17, enquanto o município do Sumbe, sede capital da província, conta com 31 grupos.

Hermenegildo Francisco afirmou perspectivar um desfile renhido, apelando para um maior envolvimento dos agentes culturais, grupos carnavalescos e a população.

"Independentemente das dificuldades financeiras, acreditamos que os nossos colegas estão preparados a nível dos municípios, bem como os grupos carnavalescos vão realizar os desfiles com brilho. Desejamos que esta edição supere as anteriores”, ambicionou.

14 milhões de kwanzas investidos

A administração municipal do Sumbe vai gastar um total de 14 milhões e 495 mil kwanzas na realização edição do Carnaval, este ano, na província.

O director municipal do Turismo e Cultura do município do Sumbe, João da Silva, explicou que o vencedor da classe A vai ganhar um milhão e 200 mil kwanzas, o segundo classificado um milhão de kwanzas, ao passo que o terceiro novecentos mil kwanzas.

O responsável acrescentou que na classe A, a organização vai premiar a melhor bandeira com 50 mil kwanzas, melhor canção com 60 mil kwanzas, melhor rainha com 35 mil kwanzas, melhor dança com 40 mil e 35 mil kwanzas para o melhor comandante.

O director municipal do Turismo e Cultura do município do Sumbe garantiu que na classe  infantil o vencedor vai receber como prémio 800 mil kwanzas, 650 mil kwanzas para o segundo classificado e 550 mil kwanzas para o terceiro.

No que diz respeito aos prémios individuais da classe infantil, João da Silva disse que para o melhor comandante, dança, bandeira e rainha, o prémio é de 25 mil kwanzas cada, sendo que a melhor canção vai ter um prémio no valor de 40 mil kwanzas.

Em relação à classe B, João da Silva afirmou que o prémio para vencedor é de 550 mil kwanzas, 450 mil kwanzas para o segundo classificado, enquanto para o terceiro classificado é de 350 mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura