Sociedade

Mais de 200 mil jovens e adultos foram alfabetizados desde 2014

Alberto Quiluta

Jornalista

Mais de 200 mil jovens e adultos foram alfabetizados, entre 2014 e 2023, em 64 municípios de 17 províncias do país, disse terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário.

20/03/2024  Última atualização 09H25
Firmado acordo para o reforço da aceleração escolar © Fotografia por: Foto ADPP

Pacheco Francisco falava à margem da assinatura de um acordo entre a Direcção Nacional da Educação de Jovens e Adultos, afecta ao Ministério da Educação, e a Organização Não Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), parceiro na campanha de luta contra o analfabetismo.

Segundo o governante, o protocolo, com duração de dez anos, visa garantir apoio institucional e técnico à ADPP, para a implementação de projectos ligados à Educação de Jovens e Adultos.

O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário lembrou que o Ministério da Educação controla, actualmente, 4.200 alfabetizadores, em todo o país.

A presidente do Conselho de Administração da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, Rikke Viholm, garantiu o reforço da alfabetização, sobretudo, em zonas rurais, acrescentando que o acordo vai ajudar a alcançar as metas preconizadas e assegurar que cada criança vá à escola, a fim de aprender ler e escrever. 

O acordo foi assinado pelo director nacional da Educação de Jovens e Adultos, Evaristo Pedro, e pela presidente do Conselho de Administração da ADPP, Rikke Viholm, na presença do secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Primário, Pacheco Francisco, representantes do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) e parceiros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade