Sociedade

Mais de 40 cidadãos detidos pela Polícia Nacional

Adilson de Carvalho | Sumbe

Jornalista

O Comando Provincial do Cuanza-Sul da Polícia Nacional deteve 41 cidadãos nacionais suspeitos de envolvimento em crimes de natureza diversa.

17/02/2024  Última atualização 12H13
Autoridades policiais continuam a apertar o cerco contra os que perigam a tranquilidade pública © Fotografia por: DR
Os dados foram tornados públicos, quinta-feira, na cidade do Sumbe, pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, superintendente-chefe Mateus Guilherme Balato, quando apresentava o balanço das operações realizadas entre 7 e 13 do corrente mês.

Entre as detenções, acrescentou, 16 foram em flagrante delito, 19 mediante a execução de mandatos de detenção e seis em sequência investigativa. O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional fez saber que, durante o período em referência, foram apreendidos e recuperados diversos bens que constituem matéria de crime, como quatro armas de fogo, sendo uma AKM, duas pistolas das marcas Macarov e Walter com respectivos carregadores, uma caçadeira e cinco munições.

Foram igualmente apreendidas duas viaturas, dois televisores plasma, três telemóveis e botijas de gás butano de 12 kg, dois fogões de quatro bocas, bem como um computador portátil da marca Dell, 380 plantas de cannabis (liamba), 18 mil kwanzas e outros materiais.  

Acidentes de viação causam três mortes

No âmbito do policiamento e ordenamento do trânsito, foram registados, no mesmo período, doze acidentes de viação, que causaram três mortes, ferimentos a nove cidadãos e danos materiais avaliados em 31 milhões e 310 mil kwanzas.

Mateus Guilherme Balato disse que os acidentes, fundamentalmente,  colisões entre veículos automóveis, entre motociclos e atropelamentos, ocorreram nos municípios do Sumbe, Cela, Porto-Amboim, Kibala, Seles, Mussende, Libolo e Ebo.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional explicou que os  acidentes foram causados por falta de prudência no exercício da condução e inobservância das normas do Código de Estrada.  

O superintendente-chefe Mateus Guilherme Balato acrescentou que, no âmbito do policiamento do trânsito, foram desenvolvidas diversas acções com destaque para 172 campanhas de prevenção contra acidentes por atropelamento, 184 actos de sensibilização, 82 fiscalizações dirigidas aos automobilistas que circulam com veículos em mau estado técnico, além de excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool.

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional garantiu que, apesar da crescente tendência dos crimes violentos e da sinistralidade rodoviária, a situação de segurança e ordem pública na província é considerada estável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade