Sociedade

Mais de 40 cirurgias às cataratas efectuadas no primeiro dia

Maria Cavela | Moçamedes

Jornalista

Um total de 47 cirurgias de catarata, das mais de 200 previstas, foram realizadas, segunda-feira, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, no âmbito da campanha provincial de rastreio de glaucoma e outras patologias oculares.

12/03/2024  Última atualização 08H25
Procedimentos estão a ser realizados por especialistas do Instituto Oftalmológico Nacional © Fotografia por: DR

As cirurgias estão a ser realizadas no hospital municipal do Saco-Mar, por especialistas do Instituto Oftalmológico Nacional de Angola(IONA), em parceria com o Governo da Província do Namibe, no quadro da Semana Mundial do Glaucoma.

A campanha prevê atender mais de 500 pessoas que já constam do rastreio e operar cerca de 200 pacientes com catarata, numa média de 50 a 60 por dia.

Segundo a directora nacional do Instituto Oftalmológico de Angola, Luísa Paiva, a campanha tem como objectivo expandir o tratamento das doenças oculares aos pacientes incapazes de chegar à capital do país, com ênfase para a catarata e capacitar técnicos locais para o acompanhamento dos casos registados.

"Foi lançado um desafio ao IONA durante o ano passado e, após a anuência da ministra da Saúde, decidimos sair da nossa área de conforto para atender, pela primeira vez, fora de Luanda, pacientes com doenças oculares que inspiram cuidados e melhor tratamento”, sublinhou.

A actividade, acrescentou, decorre no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma, que vai de 10 a 17 deste mês.

Luísa Paiva acrescentou que a missão dos especialistas provenientes de Luanda é divulgar o impacto e consequências das patologias oculares na vida das pessoas, com maior realce para o glaucoma.

Perigo das doenças oculares

Na abertura da campanha, o governador do Namibe, Archer Mangueira, referiu que acção visa aumentar a consciencialização da população sobre os perigos das doenças oculares e atender as solicitações de muitos pacientes que precisavam fazer cirurgias.

"Uma doença ocular não tratada rouba a visão de forma silenciosa, por isso, é necessário que as pessoas estejam sensibilizadas para a vigilância e tenham condições para proceder ao rastreio da doença”, sublinhou.

O cidadão José Manuel e sua esposa constam da lista dos primeiros pacientes que beneficiaram da cirurgia de catarata.

Momentos depois da cirurgia, José Manuel disse que antes tinha muitas dificuldades no seu dia-a-dia, tendo sido aconselhado a deslocar-se à província de Benguela para o tratamento, mas não o fez por falta de dinheiro para a viagem.

Operado, José Manuel sente-se feliz e aliviado com a nova realidade e já pensa em voltar à sua actividade de carpintaria, que suspendeu por causa da visão. "Estou muito feliz, fui operado graças à campanha promovida pelo Instituto Nacional Oftalmológico. Só me resta agradecer e abrir uma nova página na minha vida, onde uma delas é retomar a minha actividade de carpintaria porque já não há mais nenhum perigo”, disse.

O glaucoma é um conjunto de distúrbios oculares caracterizados por uma lesão progressiva do nervo óptico, que pode levar à perda irreversível da visão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade