Regiões

Mais de mil casos de malária registados no Cuangar desde Janeiro

Lourenço Bule

Jornalista

As autoridades sanitárias no município do Cuangar registaram desde Janeiro deste ano mais de mil casos de malária sem causar vítima mortal, informou, esta quinta-feira, o director municipal em exercício da Saúde Pública, Amadeu Rufino.

07/03/2024  Última atualização 20H09
© Fotografia por: Lourenço Bule | Cuangar
Em declarações ao Jornal de Angola, Amadeu Rufino explicou que nesta estação do ano é notório o aumento de casos de malária e que os técnicos de saúde têm vindo a dar o devido tratamento e acompanhamento das eventuais ocorrências.

No caso do município do Cuangar está a cerca de dois anos sem registar casos de óbitos pela doença, fruto da implementação do projecto regional Eliminação 8 (E-8) que visa a erradicação da malária e que está a ser executado por oito países africanos, nomeadamente: África do Sul, Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbabwe.

Na província do Cuando Cubango, o programa está a ser executado pela Organização Não-Governamental (ONG) inglesa "The Mentor Initiative” o que abrange os municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, localidades que fazem fronteira com os países vizinhos.

Acrescentou, ainda, que as autoridades sanitárias no Cuangar estão há muitos meses sem registar casos de malária grave e os pacientes diagnosticados com esta doença que recebem apenas o primeiro socorro e depois fazem o tratamento ambulatório.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões