Política

Mais de um milhão de famílias contempladas pelo “Kwenda”

Justino Victorino | Huambo

Jornalista

Mais de um milhão de famílias em situação de vulnerabilidade beneficiaram, em 2023, das Transferências Sociais Monetárias em todo o país, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, mais conhecido por “Kwenda”.

07/02/2024  Última atualização 08H39
Belarmino Jelembi, director-geral do FAS, esteve no Huambo © Fotografia por: Joaquim Armando. Huambo| Edições Novembro

Os dados foram revelados ontem, no Huambo, pelo director-geral do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), Belarmino Jelembi, durante um encontro com os membros do Governo da província, que serviu para fazer a apresentação do novo Sistema Integrado de Informação da Protecção Social (SIIPS).

Durante o encontro, em que esteve a governadora Lotty Nolika e os directores do FAS das 18 províncias, Belarmino Jelembi esclareceu que o SIIPS é uma plataforma importante, com informação social de base, categorizada por grupos vulneráveis. O mesmo serve para auxiliar a planificação e gestão da implementação de programas e projectos de apoio às famílias em alguns municípios do país.

Até ao momento, revelou, o SIIPS já apoiou, com valores monetários a nível nacional, 25.324 famílias de forma directa e 84.260 beneficiários indirectos. Estão igualmente registados 18.187 novos agregados prestes a beneficiarem-se do programa. No quadro da municipalização da Acção Social, outra componente do programa, Belarmino Jelembi disse estar prevista a criação de 59 Centros de Acção Social Integrados (CASI), dos quais 22 já estão em funcionamento a nível das 18 províncias. De acordo com dados do SIIPS), 1.603 pessoas em situação de pobreza beneficiaram de registo civil, com atribuição de Cédulas e Bilhetes de Identidade.

 
Dados no Huambo

O Kwenda já atingiu cinco municípios da província do Huambo: Bailundo, Mungo, Londuimbali, Catchiungo e Ecunha. De acordo com o director-geral do FAS, foram beneficiados 209 mil agregados e outras 173.206 famílias já foram cadastradas, esperando pelas suas Transferências Sociais Monetárias. Belarmino Jelembi realçou ainda que a componente de inclusão produtiva está em fase de afirmação, prevendo, ao longo do ano em curso, a sua extensão pelos municípios da Chicala Cholohanga, Chinjenje e Ecunha.

A governadora do Huambo considerou positiva a implementação do Kwenda na província, por estar a melhorar a vida de muitas famílias, por via dos seus quatro eixos: Transferências Monetárias Sociais, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e Cadastro Único Organizado.

Raúl Capitango, residente no município do Catchiungo e um dos beneficiários do Kwenda, disse que o programa está a melhorar a qualidade de vida da população, porque permitiu facilitar a compra de inputs agrícolas e animais diversos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política