Sociedade

Mais duas ravinas vão ser estancadas

Victorino Matias / Dundo

Jornalista

As empreitadas para a contenção de duas ravinas que ameaçam destruir infra-estruturas sociais na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, foram, quarta-feira, consignadas, num acto testemunhado pelo Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

22/02/2024  Última atualização 10H39
Acto de apresentação das obras para serem executadas © Fotografia por: Benjamin Cândido | Edições Novembro
As obras de estancamento das ravinas junto ao Estádio Sagrada Esperança e à entrada da Centralidade do Mussungue, defronte à Estação de Tratamento de Águas (ETA) vão durar oito meses.

A ravina do Bairro Camaquenzo-2, junto ao Estádio Sagrada Esperança, vai ser estancada pela empresa de construção civil AFAVIAS, com fiscalização de Master Tridet, devendo custar aos cofres do Estado 1.998.847.534,41 kwanzas.

A outra ravina, localizada na via que dá acesso à Centralidade do Mussungue, vai ser estancada pela empresa 7 CUNHAS e fiscalizada, também, pela Master Tridet. As obras estão orçadas em 1.239.782.666,03 kwanzas.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, disse que, além de evitar a destruição de infra-estruturas sociais e habitacionais, as obras vão possibilitar a criação de 200 postos de trabalho directos, com prioridade para jovens de zonas circunvizinhas às ravinas.

As empreitadas, realçou, constam da carteira de investimentos do Programa Nacional de Contenção e Estabilização de Ravinas no país, lançado em Janeiro do ano passado, no Dundo, capital da Lunda-Norte, depois da sua aprovação pelo Executivo.

Só no ano passado, sublinhou, tinham sido inventariadas 742 ravinas em todo o país, entre as quais 98 estão na província da Lunda-Norte.

O Programa Nacional de Contenção e Estabilização de centenas de ravinas inventariadas em todo o país pelo Executivo, através do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, já está a produzir resultados satisfatórios, afirmou.

Carlos dos Santos referiu que, no ano passado, para a província da Lunda-Norte tinham sido indicadas como urgentes para serem intervencionadas as ravinas de quatro municípios (Chitato, Cuango, Cuilo e Lucapa), cujas obras estão em fase final.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação afirmou que, a par do estancamento das ravinas, o programa inclui a conservação e manutenção das estradas de forma contínua, para se evitar o surgimento e progressão de ravinas ao longo das infra-estruturas rodoviárias.

Estradas nacionais

A agenda do ministro reserva, para hoje, a constatação dos perigos das ravinas identificadas ao longo da Estrada Nacional 225, concretamente no Tanda-2, Txipanda e Kanjuda.

De acordo com o programa distribuído aos órgãos de Comunicação Social, a delegação governamental deslocar-se-á ao município do Xá-Muteba, com a finalidade de avaliar as obras de reabilitação da Estrada Nacional 230, a partir dos lotes 5, no troço Cangolo/Muamussanda e Muamussanda/ Sapimbe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade