Mundo

Mali saúda progressos no sector da Segurança

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali realçou os progressos obtidos no âmbito da parceria estratégica alargada com a Rússia, consubstanciada no intercâmbio político regular e cooperação em matéria de segurança.

01/03/2024  Última atualização 07H00
Ministro Abdoulaye Diop diz que as relações com Moscovo são mutuamente Vantajosas © Fotografia por: DR
Abdoulaye Diop encontrou-se com o homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscovo, numa visita de "amizade e trabalho” com o objectivo de reforçar o "eixo Bamako-Moscovo”, reiterando o empenho das mais altas autoridades malianas em aprofundar as relações bilaterais estratégicas entre a Rússia e o Mali, divulgou ontem a AFP.

"A relação bilateral estratégica permitiu realizar progressos consideráveis, nomeadamente no domínio da Segurança”, sublinhou o ministro maliano, citando, em particular, a tomada pelo Exército da cidade de Kidal, um reduto das reivindicações independentistas e uma questão de soberania importante para o Mali. Os grupos rebeldes, predominantemente tuaregues, perderam o controlo de várias cidades do Norte do Mali, no final de 2023, após uma grande ofensiva do Exército.

"Temos de continuar a reforçar esta cooperação militar com a Rússia, mas também com outros parceiros, como a China e a Turquia", afirmou Diop, numa conferência de imprensa após a reunião com o homólogo Lavrov. "A Rússia e o Mali estão activamente empenhados na cooperação militar e técnico-militar", confirmou o chefe da diplomacia russa.

"Podemos constatar que as capacidades defensivas do Mali estão a ser reforçadas graças ao trabalho dos nossos instrutores, estamos a formar soldados malianos na Rússia e a proceder à entrega de equipamento militar", assegurou Serguei Lavrov.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali, o seu país aprecia "a leitura lúcida que a Rússia faz da situação na região”. Diop agradeceu, ainda, Moscovo por "honrar os seus compromissos, referindo, a propósito, ao fornecimento de ajuda humanitária, mormente de alimentos, como trigo.

Acrescentou que as relações entre os dois países foram reforçadas na sequência das conversações entre o Presidente interino do Mali, o coronel Assimi Goita, e o Chefe de Estado russo, Vladimir Putin, na cimeira Rússia-África, em São Petersburgo, que se realizou em Julho de 2023. Após o encontro entre os dois Chefes de Estado, Moscovo deu ao Mali dois milhões de dólares para a compra de alimentos, sob a mediação da ONU.

Envio de 25 mil toneladas de cereais

A Rússia ofereceu ao Mali 25.000 toneladas de cereais, no âmbito de uma promessa do Presidente russo, Vladimir Putin, aos países africanos durante a cimeira Rússia-África, em Julho do ano passado.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, recordou, ainda, que Moscovo enviou para Bamako, no ano passado, 50 milhões toneladas de trigo, 25 milhões toneladas de fertilizantes e 17.000 litros de combustível. Além disso, afirmou Lavrov, os dois países tencionam realizar uma reunião para debater o desenvolvimento da cooperação comercial e económica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo