Política

Manuel Augusto visita Campo de Concentração do Tarrafal

O secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, visitou, domingo, em Cabo Verde, a Cadeia do Tarrafal, na véspera da comemoração do cinquentenário da libertação dos últimos presos políticos, na sua maioria membros dos movimentos de libertação das antigas colónias portuguesas.

23/04/2024  Última atualização 07H58
© Fotografia por: DR

A visita de trabalho de dois dias a Cabo Verde surgiu na sequência do encontro de Luanda, que reuniu os ex-movimentos que lutaram pela libertação do jugo colonial nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Na ocasião, o dirigente Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, referiu que a visita do MPLA serviu, entre outros aspectos, para projectar a próxima reunião, uma vez que "o encontro de Luanda foi o arranque de um processo que nós pretendemos que seja anual”.

O político cabo-verdiano deu a conhecer, ainda, que o encontro seguinte devia ocorrer na Guiné-Bissau, "mas os últimos acontecimentos que ocorreram naquele país, como a dissolução do Parlamento, levaram-nos a redireccionar o plano e a redefinir o próximo anfitrião”.

Durante a sua estada no arquipélago, Manuel Augusto deve encontrar-se com o Presidente José Maria Neves, para abordar um conjunto de questões que afligem o continente, com particular destaque para a África Ocidental e Central, e também as relações entre Angola e Cabo Verde.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política