Sociedade

Manuel Homem inaugura infra-estrutura da Polícia

Flávia Massua

Jornalista

Uma esquadra da Polícia Nacional construída de raiz pelo Governo Provincial de Luanda foi inaugurada, quinta-feira, no bairro dos Rastas, município do Kilamba Kiaxi, pelo governador Manuel Homem.

01/03/2024  Última atualização 09H20
Moradores contam com uma nova infra-estrutura para ajudar a diminuir a delinquência © Fotografia por: Raimundo Mbia | Edições Novembro
A esquadra conta com vários gabinetes de trabalho, duas celas, sendo uma masculina e outra feminina, além de refeitórios para os efectivos da Polícia.

O governador disse que a construção da mesma é consequência de um pedido feito pela população da comunidade, há um ano, no âmbito de uma visita efectuada naquela comunidade, desde que assumiu o cargo de governador.

A medida, destacou, visa reforçar a necessidade de se criar melhores condições de trabalho para os efectivos da Polícia Nacional, destacados no bairro dos Rastas.

Durante a jornada de campo, o governante inteirou-se, ainda, dos trabalhos de construção da primeira fase de um sistema de distribuição de água, pela empreiteira "PORGOL Serviços Integrados de Construção”.

Os trabalhos têm a duração de 90 dias e teve um investimento de mais de 140 mil dólares, avançou o encarregado da obra, Manuel Silva.

A jornada de campo de Manuel Homem iniciou nas instalações da Administração do Município do Kilamba Kiaxi, onde manteve encontro com as autoridades tradicionais e religiosas e os deputados com assento parlamentar.

Entre os vários assuntos abordados no encontro, visando a melhoria do município em vários aspectos da vida social, Manuel Homem referiu que a situação da criminalidade foi debatida com maior profundidade. "Vamos continuar a trabalhar neste sentido, por formas a minimizar a situação da delinquência, prova disso, é a entrada em funcionamento da primeira esquadra com condições condignas do ponto de vista técnico e operativo, para a tranquilidade dos mais de 140 mil moradores dos quatro sectores que compõem o distrito”, salientou.

Manuel Homem pediu a colaboração dos coordenadores das comissões de bairros, para criarem projectos comunitários exequíveis, onde os jovens da comunidade possam estar engajados no sentido de desencorajar o cometimento de crimes.

Feira de serviços e encontro comunitário

Ainda no bairro dos Rastas, o governador Manuel Homem visitou uma feira de serviços, onde mais de 400 pacientes foram atendidos, por uma equipa de 20 médicos, nas especialidades de Medicina, Pediatria e questões de fórum psicológico.

Alguns pacientes receberam medicamentos, outros foram evacuados para as unidades de especialidade, no sentido de serem melhor acompanhados.

A directora municipal da Saúde do Kilamba Kiaxi, Alexandrina Fernandes, mostrou-se preocupada com o surto de conjuntivite, onde no local foi distribuido, gratuitamente fármacos à população para a prevenção da virose. A clínica móvel instalada no local, realizou exames de despiste do cancro do colo do útero e da mama. A situação dos animais foi também acautelada com doses de vacinação.

Joana da Conceição, de 58 anos, mostrou-se satisfeita com o tratamento feito da hipertensão.

Enquanto Sebastião Pinto, de 67 anos, aproveitou a oportunidade para expor a sua situação, baseada na suspensão dos seus subsídios de pensionista, como antigo combatente e veterano da Pátria, tendo recebido esclarecimentos dos técnicos em serviço.

Para a agenda do dia de hoje, Manuel Homem vai constatar o processo de reordenamento do comércio na zona do Calemba II.

Preocupações

Os coordenadores dos quatro sectores do Distrito do Golfe, destacaram entre outras preocupações, a falta de água potável, escolas públicas, pontes para facilitar a mobilidade no interior dos bairros e a debilidade da segurança pública.

Os munícipes reconhecerem avanços do ponto de vista dos serviços sociais, como a distribuição de energia eléctrica, a construção da nova esquadra e o saneamento básico. Os moradores pedem ao Governo que os trabalhos para melhorar as condições dos bairros continuem, no sentido de garantir maior conforto às comunidades.

A jornada de campo do governador Manuel Homem culminou com a abertura do torneio "Manguxi” de futebol, no campo da Rua 14, distrito urbano da Sapu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade