Política

Mara Quiosa reafirma a necessidade da preservação diária da harmonia

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, sublinhou, quinta-feira, que a paz é um evento nacional que deve ser conquistado diariamente por todos os cidadãos. Falando à margem da cerimónia alusiva ao Dia da Paz e Reconciliação Nacional, no campo de jogos Barão Puna, tendo atribuído todo o mérito aos antigos combatentes e veteranos da pátria, por serem considerados os principais protagonistas.

06/04/2024  Última atualização 10H37
Governadora de Cabinda, Mara Quiosa © Fotografia por: Edições Novembro
A governante acrescentou que "este ganho” deve ser preservado a qualquer custo, porque se trata de uma conquista que reflecte o verdadeiro sacrifício de todo o povo, sobretudo, os soldados que não mediram esforços no alcance dos objectivos.

"Naquela altura, muitos jovens, que hoje desfrutam desta maravilhosa paz, ainda não estavam nascidos. Receberam-na de bandeja”, argumentou, alertando os mais novos sobre a importância de conhecerem o quanto custou a paz e a liberdade.

Neste contexto, Mara Quiosa aludiu à juventude de Cabinda no sentido de cada um fazer a sua parte para a melhoria dos aspectos sociais da província, combinando a paz e o bem-estar da população.

Os ganhos da paz, apontou a governadora, reflectem-se nas infra-estruturas sociais construídas e em curso na província de Cabinda, com destaque para o Hospital Geral Ervanário Luís Gomes Sambo, o Centro de Hemodiálise de Cabinda e o Terminal Marítimo de Passageiros Miguel Nzau Puna.

"Hoje, já não precisamos sair de Cabinda para ir a Luanda tratar de algumas doenças, que aqui não se tratavam. A diálise, por exemplo, já pode ser feita aqui, porque temos hospitais de qualidade”, disse Mara Quiosa.

A governadora chamou a atenção dos cidadãos, para não baixarem a guarda, apesar da crise financeira que o país atravessa, reforçando que o mais importante é trabalhar com atitude e resiliência para ultrapassar este fenómeno.

"Precisamos ter paciência, porque as coisas não acontecem de dia para a noite”, realçou a governante, reforçando, a título de exemplo, o tempo que uma mulher leva da gestação de um bebé até ao nascimento.

"Até às nossas mães agem com paciência, desde a concepção do feto até dar à luz”, lembrou Mara Quiosa, na ocasião, em que foram homenageados, com certificados de mérito, figuras da província de Cabinda destacadas nas áreas da Educação, Saúde, Desporto, Empresarial, Agricultura, Cultura, Religião, autoridades tradicionais e taxistas.

 Foi, há 22 anos, depois de 27 anos de guerra civil, travada por duas forças políticas (MPLA e UNITA), que o país alcançou a paz definitiva, com a assinatura dos Acordos do Luena, a 4 de Abril de 2002, província do Moxico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política