Mundo

Maratonista queniano morre em acidente de viação

JA Online

O recordista mundial da maratona do Quénia, Kelvin Kiptum e o treinador Gervais Hakizimana, morreram num acidente de trânsito no Vale do Rift, no domingo, avançou a Reuters.

12/02/2024  Última atualização 14H23
8 de outubro de 2023; Chicago, Illinois, EUA; Kelvin Kiptum, do Quênia, comemora depois de estabelecer um novo recorde mundial de 2:00:35 na Maratona de Chicago de 2023. © Fotografia por: Jamie Sabau-USA TODAY via Reuters

O jovem, de 24 anos, estabeleceu o recorde mundial na Maratona de Chicago, em Outubro do ano passado, com o tempo de duas horas e 35 segundos para superar a marca de 2h01min09s do compatriota Eliud Kipchoge, em Berlim, em 2022.

Kelvin Kiptum, que registrou três dos sete tempos de maratona mais rápidos da história, esperava tornar-se no primeiro homem a correr a maratona em menos de duas horas em condições de corrida em Roterdão, em Abril, bem como fazer estreia olímpica em Paris, em Julho.

"Estamos chocados e profundamente tristes ao saber da perda devastadora de Kelvin Kiptum e de seu treinador, Gervais Hakizimana”, disse o presidente do Atletismo Mundial, Sebastian Coe, em comunicado.

"Em nome de todo o Atletismo Mundial, enviamos as nossas mais profundas condolências às suas famílias, amigos, companheiros de equipa e à nação queniana”, acrescentou.

De acordo com o relatório policial, o atleta conduzia a carruagem rwandesa e perdeu o controle do veículo e saiu da estrada, caindo numa vala, percorrendo cerca de 60 metros antes de bater numa grande árvore.

O atleta e o treinador morreram no local, mas a mulher que com eles estava, Sharon Chepkurui Kosgei Keiyo, de 24 anos, sobreviveu com ferimentos graves e foi tratada num hospital naquela região. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo