Mundo

Marinha marroquina intercepta navios na costa ocidental

Patrulhas marroquinas interceptaram, na segunda-feira, dois barcos com 138 migrantes a bordo ao largo da costa do Saara Ocidental, em direcção ao arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, segundo informou a AFP.

07/02/2024  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

O primeiro barco transportava 79 pessoas de países subsaarianos e navegava perto do porto de Bojador, informou o Estado-Maior de Marrocos em comunicado. Patrulhas de vigilância costeira encontraram o barco, que presumivelmente se dirigia para as ilhas Canárias, cujos tripulantes são todos homens, indicaram as autoridades marroquinas.

O segundo barco foi interceptado por um navio da Marinha Real Marroquina, a 209 quilómetros a Sudoeste de Dakhla, e transportava 59 pessoas também de países da África subsaariana, informam as Forças Armadas marroquinas.

Esta embarcação, acrescentaram, tinha saído da costa senegalesa a 30 de Janeiro em direcção às ilhas Canárias.

Segundo as mais recentes estatísticas do Ministério do Interior marroquino, o país frustrou um total de 75.184 tentativas de emigração irregular em 2023, mais 6% do que em 2022, e resgatou 16.818 migrantes no mar, mais 35% do que no ano anterior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo