Cultura

Marisa Kingica vende quadro por 600 mil a um coleccionador

Maria Hengo

Jornalista

O quadro de pintura “Olhar Feminino”, que se destacou, ontem, na primeira mostra individual da artista plástica Marisa Kingica, aberta a compradores, coleccionadores e patrocinadores, foi vendido por 600 mil kwanzas. A obra é resultado da junção de três máscaras e da pesquisa feita em quatro províncias.

02/03/2024  Última atualização 10H30
Público pode apreciar as obras da artista a partir de hoje © Fotografia por: JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO

As obras da exposição "Olhar Feminino”, patentes na galeria "O Kafucolo 5”, em Luanda, resultam das pesquisas que a artista plástica efectuou nas províncias do Namibe, Huambo, Uíge e Cabinda, e congregam composições à base do figurativo, abstracto e expressionismo, bem como neo-realismo, porque a artista se socorre da geometria em algumas propostas, embora faça isso de maneira em que as formas se apresentam naturais, sem estilização, sejam quadrados, rectângulos, cilindros ou triângulos.

Do conjunto das 16 obras que compõem a exposição, destacam-se os quadros intitulados "Baua”, "Bacama”, "Nkosso”, "Mwana pwo”, "Njingaji”, "Indiferentes”, "Indiferentes 2”, "Eclético”, "Olhar atento” e "Poder Maternal”. Para a construção das obras, a artista utilizou a técnica mista e alguns materiais reciclados, como jornais, tecidos de cera piquel, bujos, luandos e telas.

A cerimónia dedicada a compradores, coleccionadores e patrocinadores contou com a presença de alguns actores da praça nacional e da cantora Anabela Aya, que teceu elogios à artista plástica e encorajou-a a trabalhar afincadamente para obter mais resultados positivos.

Em declarações à imprensa, Marisa Kingica disse que decidiu fazer as pesquisas porque pretendia falar sobre pintura rupestre, mas após visitar vários museus acabou por se interessar em máscaras.

"As máscaras têm o poder de representar a sociedade. A sociedade angolana preserva sempre o que é de raiz, por isso trago esta representação de máscaras e mulheres”, reforçou.

Já a actriz Isabel André, que se interessou por algumas obras, disse que a artista consegue transformar materiais reciclados em arte e trazer determinados objectos ligados à cultura nos quadros. "Existem aspectos muito tradicionais nos quadros, desde as cores quentes e, principalmente, as máscaras, que caracterizam esta exposição”.

"Actualmente, o mundo artístico, em especial do sector feminino, tem estado a evoluir significativamente, os autores de várias disciplinas artísticas têm juntado a ciência e a técnica e o resultado tem sido incrível”, disse a actriz.

O responsável da Galeria Kafunfu 5, Meirinho Mendes, disse que, apesar de ser uma empresa ligada a questões unipessoais, têm trabalhado de forma afincada em conteúdos culturais.

Sobre a artista

Marisa Kingica António "Marisa Kingica” nasceu aos 20de Julho de 1992, em Luanda. É licenciada em Artes Visuais pelo Instituto Superior de Artes (ISART).

Actualmente, trabalha como professora de Técnica de Expressão Artística e História das Artes no Liceu 441, Príncipe José Simão dos Dembos - Kibaxi - no Bengo. Artista visual multifacetada e pesquisadora tem desenvolvido alguns trabalhos de pesquisa na área de pinturas rupestres de Angola.

Marisa iniciou a carreira depois da licenciatura em 2018. Já actuou em áreas como co-produção de filmes, produção e curadoria de exposições, feiras e seminários e foi júri do Carnaval de Luanda 2024 na classe infantil.

Já teve os seus trabalhos artísticos inseridos em vários projectos e galerias, tais como Camões - Angola, Cooperação,  Cultura e Língua, Instituto Guimarães Rosa, Skay Galery "ESCOM”, Fundação Arte e Cultura, Siexpo, Casa Museu Óscar Ribas, Museu Militar e Kafukolo 5.

É formadora de Desenho e Pintura para a Área Social da Direcção Municipal da Educação de Luanda (DMEL) e Casa Museu Óscar Ribas, em parceria com a SOGESTER.

É membro dos colectivos de Artes Resiliart Angola, Jovens Artistas de Angola (YAANG), Jovens Artistas do Futuro Angola (JAA), professora de Desenho, Pintura e Expressão Corporal no Clube da Criança da Unitel e professora de Desenho e Pintura na Escolinha Criar e Crescer.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura