Desporto

Mascarenhas melhora marca em véspera da prova africana

Rosa Panzo

Jornalista

Próximo do arranque dos Campeonatos Africanos absoluto de natação pura e águas abertas, agendados para de 30 do corrente a 5 de Maio, na piscina de Alvalade, em Luanda, o angolano Henrique Mascarenhas, categoria sénior, estabeleceu novo recorde nacional absoluto, ao cronometrar 23s.78, na prova dos 50 metros livres, em piscina longa, durante a disputa do Campeonato português, que decorreu desde a última sexta-feira e encerrou ontem, em Coimbra.

08/04/2024  Última atualização 08H40
Nadador estabeleceu novo recorde nacional absoluto © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O nadador melhorou 15 centésimas comparativamente à sua anterior marca de 23s.93, ao serviço do Fluvial Portuense. Na prova dos 200 metros livres, o velocista fez um (PB Personal Best) melhor tempo pessoal, ao nadar em 1min54s73, baixou 9 centésimas do seu tempo de entrada de 1min54s82.

À procura de mínimos, na corrida, a única vaga olímpica para os Jogos de Paris'2024, o angolano tem melhorado as suas marcas pessoais, desde a participação no Mundial de Fukuoka, Japão, disputado no ano passado.

Com o foco na prova continental que se avizinha, Henrique Mascarenhas acelera as braçadas, em Coimbra, para nadar ao lado dos contemporâneos Salvador Gordo, Djamel Pires, Janel Tati, Luyane Costa, José Cochofel, Enzo Anjos, David Padre e Yano Elias.

Na classe feminina mereceram a confiança do Conselho Técnico da Federação Angolana de Natação (FAN), Lia Lima, Maria Freitas, N'Hara Fernandes, Rafaela Santo, Nyriam Morais e Rhanya Santo.

Para o africano, os nadadores que militam no país entram hoje para a segunda semana preparatória, na piscina do 1º de Agosto, Nádia Cruz, sob orientação técnica de Ivan Matos e Maria Andrade "Graça”. Os atletas que evoluem no estrangeiro trabalham nos respectivos clubes e procuram melhorar as performances em Portugal, visando à prova continental.

Salvador Gordo projecta o Africano, com a equipa da Universidade Striling na Escócia, enquanto que José Cochofel e Henrique Mascarenhas preparam-se no Clube português, Fluvial Portuense. Janel Tati afecto ao Clube Náutico desenvolve no Centro de Alto Rendimento do Rio Maior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto