Cultura

Matadidi homenageado pela valorização da cultura nacional

Mário Cohen

Jornalista

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, homenageou, sábado, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, o músico e compositor Matadidi Mário Bwana Kitoto.

28/04/2024  Última atualização 08H05
Músico foi agraciado com a medalha 17 de Setembro 1º Grau e uma obra de escultura © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

O músico foi agraciado com a medalha 17 de Setembro 1º Grau, em prol da valorização e fortalecimento da cultural nacional.

Luísa Damião disse que a distinção faz parte do projecto "Heróis da Canção Revolucionária”, que já vem sendo materializado pelo Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, que se tem desdobrado em várias acções de natureza social e cultural.

Segundo a vice-presidente do MPLA, o homenageado, com as suas canções, proporcionou aos angolanos momentos inesquecíveis de elevado simbolismo que permanecem registados na memória colectiva nacional.

A homenagem é a manifestação do reconhecimento público da sua obra e dos seus feitos. O Bureau Político do Comité Centra do MPLA tem estado a reconhecer personalidades que tenham contribuído na luta de libertação nacional, manutenção da paz e desenvolvimento, e elevado o prestígio do país na arena internacional através da música.

Luísa Damião considerou a homenagem um tributo mais do que merecido a um filho da pátria que regressou à sua terra, para se juntar à luta através da canção revolucionária, vinculada a uma estética musical que oscilava entre a mais profunda tradição africana e os segmentos mais ousados da pop music e do funk norte americano, com temas que revisitaram o amor, a política, a morte e os problemas sociais.

Luísa Damião enalteceu o contributo do músico na cultura e na luta pela libertação do país, que este ano vai celebra 49 anos de Independência Nacional, dos quais 22 anos de Paz e Reconciliação Nacional, e apelou a todos para continuarem a consolidar estas conquistas, "face as consequências materiais e imateriais do longo conflito que o país viveu, que ainda se fazem sentir e sobre as quais ainda nos vamos recordar por décadas”, declarou. 

A vice-presidente do MPLA aproveitou a ocasião, para reiterar o apelo a todos os angolanos, de Cabinda ao Cunene, para continuarem a ser actores, promotores, guardiões da paz e da Reconciliação Nacional.

Encorajou, igualmente, a promoverem a imagem de Angola e abraçarem o patriotismo.

Matadidi recebeu, ainda, uma obra de escultura do artista plástico António Tomás Ana "Etona” .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura