Sociedade

Mbanza Kongo: Comandante elogia afirmação da mulher

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

O delegado provincial do Zaire do Ministério do Interior considerou, segunda feira, na cidade de Mbanza Kongo, uma grande conquista para o mundo a integração e o empoderamento da mulher na sociedade.

05/03/2024  Última atualização 08H00
Mulheres polícias incentivadas a melhorar as condições de vida © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo
O comissário Firmino Uyamba, que falava no acto de abertura da Jornada Março Mulher/2024 no seio da Polícia Nacional na província, disse que apesar dos esforços do Executivo e das instituições, há a necessidade de mais incentivos para a materialização plena da igualdade do género.

Segundo o também co-mandante da Polícia Nacional no Zaire, o mês de Março é propício para o reconhecimento da integração das mulheres na vida económica, social e política, com vista a terem melhores condições de vida, independentemente de factores étnicos, linguísticos, culturais, económicos e políticos.

A nível da Polícia Nacional, disse, a promoção da igualdade do género constitui um facto, citando como exemplo o facto de todos terem as mesmas oportunidades na carreira profissional.

"Actualmente, a Polícia Nacional tem 17.262 efectivos femininos, o que representa 14 por cento em que 14.597 realizam acções directas de enfrentamento operacional. Os números representam um desafio para que a mulher polícia se engaje cada vez mais na formação, de modo a potenciar as suas habilidades e competências, visando a estabilidade da carreira profissional, para atingirem outros níveis de hierarquia”, sublinhou.

Firmino Uyamba encorajou as mulheres da Polícia Nacional a terem permanente preocupação com a elevação do nível académico, técnico e profissional, enquanto factores decisivos para a conquista de cargos de chefia e direcção em todas as vertentes.

De referir que o programa de actividades da Jornada Março Mulher/2024 prevê a realização de palestras sobre o "Papel da família na prevenção aos abusos sexuais a menores e suas consequências”, "Deontologia e o perfil da mulher do MININT”, "Empoderamento feminino”, além de operações stop, visando a prevenção de acidentes de viação.

Actividades desportivas, visitas aos efectivos adoentados, doação de sangue, sopa solidária, visita ao Museu dos Reis do Kongo constam ainda, do programa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade