Sociedade

Mbanza Kongo: Funcionários capacitados sobre recursos humanos

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Funcionários do sector Público e Privado do município de Mbanza Kongo, na província do Zaire, aprimoraram conhecimentos sobre gestão de recursos humanos.

09/03/2024  Última atualização 09H20
Profissionais públicos ganham novas ferramentas para serem aplicadas no dia-a-dia © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro

O curso, promovido pelo Centro de Formação "Projecto Meu Conhecer Rico”, visou preparar os funcionários para os desafios do mercado de trabalho.

No acto de encerramento, o coordenador do "Projecto Meu Conhecer Rico”, Paulo Gomes, disse que os conhecimentos na área de Gestão de Recursos Humanos constituem ferramentas importantes para a sustentabilidade das organizações.

Segundo Paulo Gomes, os conhecimentos adquiridos vão fazer com que os funcionários públicos e privados estejam melhor preparados para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

Com a formação na área de Gestão de Recursos Humanos, acrescentou, os órgãos da Administração Pública na província do Zaire ganharam profissionais capazes de dinamizar as suas actividades.

Paulo Gomes aconselhou as instituições Públicas e Privadas da região e não só a investirem cada vez mais na capacitação do homem, por este ser o único recurso capaz de impulsionar o desenvolvimento organizacional.

"É preciso que as empresas criem programas de formação visando a capacitação dos seus quadros, para que estejam intelectualmente dotados de ferramentas actualizadas para o exercício das suas actividades diárias”, salientou.

Na visão de Paulo Gomes, a missão do "Projecto Meu Conhecer Rico” não consiste apenas em certificar, mas, também, facilitar o processo de transformação do pensamento humano, rumo ao desenvolvimento.

Beneficiários aplaudem

Um dos finalistas da formação é o administrador adjunto da comuna de Nkalambata (Mbanza Kongo), que reconheceu ter adquirido conhecimentos valiosos que ajudarão a gerir melhor os recursos humanos. 

Eduardo Jordão disse que, com a formação em Gestão de Recursos Humanos, até a maneira como se lida com os utentes da administração irá mudar.

Para Janete Agostinho, estudante universitária, que também participou do curso, a formação foi bastante valiosa por habilitar os técnicos de vários sectores com matérias de recrutamento, gestão dos cargos de chefia e outras.

Janete Agostinho acrescentou que todos gestores, técnicos das secções de recursos humanos, fiscalização e auditoria deveriam frequentar cursos do género, porque oferecem valiosos conhecimentos visando um bom desempenho na vida profissional.

Durante a formação, que durou 132 horas, foram ministrados 17 módulos, com destaque para "Recrutamento e selecção de pessoal”, "Contrato de trabalho”, "Gestão estratégica de Recursos Humanos”, "Liderança e chefia”, "Gestão de conflitos” e "Poder do ambiente laboral”.

Outros temas abordados durante a formação foram "Planeamento e gestão de carreiras”, "Procedimentos disciplinares”, "Avaliação de desempenho profissional”, "Higiene, saúde e segurança no trabalho”, "Gestão das formações técnicas” e "Elaboração de documentos”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade