Sociedade

Mbanza Kongo: Jovens aconselhados a evitar vandalização de bens públicos

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

O chefe do departamento provincial da Educação, Ensino, Ciência, Tecnologia e Inovação do Zaire, José Nsoki, aconselhou, segunda-feira, aos jovens estudantes a evitar a vandalização dos bens públicos, acto que tem sido praticado nos últimos tempos.

27/02/2024  Última atualização 07H23
Actos de vandalismo aos bens públicos preocupam autoridades © Fotografia por: DR

A chamada de atenção foi feita no município do Tomboco, durante a abertura da 2ª fase do concurso académico, denominado "Saber para Ser”, promovido pela JMPLA, no âmbito do programa "Sucesso Escolar e Mérito Estudantil”.

José Nsoki, que falava em representação do vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Zaire, Afonso Nzolameso, apelou a alguns jovens que se dedicam a essa prática, no sentido de mudarem de mentalidade, devido às consequências negativas que daí resultam.

O dirigente alertou que Angola precisa de jovens comprometidos com o desenvolvimento do país, que tenham uma educação assente no patriotismo, humanismo e respeito pelas diferenças.

José Nsoki enalteceu a iniciativa do concurso provincial "Saber para Ser” e espera que surjam outras organizações com projectos viáveis, capazes de contribuir para o desenvolvimento do capital humano da província e do país, em geral.

O concurso "Saber para Ser” visa promover o mérito, talento e a excelência, assim como dar importância ao cumprimento integral dos ciclos formativos dos centros de formação profissional.

O Gabinete Provincial da Educação, disse, vai prestar apoio técnico e metodológico necessário para o êxito do concurso, assim como fiscalizar para prevenir eventuais casos de fraude.

Na ocasião, o professor do liceu do Tomboco Alberto Ngalula defendeu o envolvimento da família, escola, Igreja e ONGs para melhorar a qualidade de ensino, através de programas concretos.

João Saraiva, estudante da 12ª classe, entende que deve haver, em cada município, uma instituição de formação técnico-profissional, para que se promova o auto-emprego, competitividade no mercado de trabalho e o desenvolvimento tecnológico da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade