Desporto

Medalha de prata marca a prestação da Selecção

Rosa Panzo

Jornalista

A conquista da medalha de prata por Lia Lima, na estreia da prova continental, ao cronometrar 2min20s22, na disputa dos 200 metros mariposa, é o saldo da Selecção Nacional na 16.ª edição do Campeonato Africano absoluto de natação pura.

06/05/2024  Última atualização 12H20
Lia Lima, 200 metros mariposa, foi a única a subir ao pódio © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro

O Africano de Luanda foi marcado por várias surpresas, com a selecção do Egipto a destronar a África do Sul na liderança. Os egípcios terminaram a prova com 47 medalhas, 15 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze, 47, contra 38 dos sul-africanos, 13 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze.

Na terceira posição do pódio ficou a Argélia. O Sudão deu um salto qualitativo no quadro geral de medalhas, tendo ocupado o quarto lugar. Entre 2002 e 2006 os sudaneses conseguiram somente duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

Para a surpresa de muitos, a Tunísia ficou aquém das expectativas e quedou-se na 10.ª posição, com uma medalha de bronze. Os tunisinos ocupavam até então o quarto lugar do ranking africano, com 117 medalhas, entre as quais 28 de ouro, 46 de prata e 43 bronze.

Lia Lima que falava à imprensa no encerramento do Africano manifestou alegria pelo feito.

"Agradeço a todos os angolanos pelo apoio prestado durante os quatro dias de competição. Não tinha noção do carinho que o público tinha por nós. Sentir os gritos das bancadas foi bastante emocionante. Obrigada Angola”.

Além da medalha de prata, a Selecção Nacional teve um recorde individual batido pela nadadora mais nova do conjunto angolano, Rhanya Santo. A atleta quebrou o recorde de nove anos, ao estabelecer, uma nova marca nacional na categoria juvenil, na final dos 200 metros costas, com o tempo de 2min 41s80.

O registo anterior de 2min42s30, alcançado em Maio de 2015, pertence a Catarina Sousa. O conjunto angolano baixou ainda dois recordes, sendo um na estafeta livre 4x200 e outra na de estilos 4x100.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto