Sociedade

Menor é detido em Luanda por posse de arma de guerra

Helma Reis

Jornalista

Um menor de 16 anos foi detido, há cerca de uma semana, em Viana, província de Luanda, por ter sido encontrado, numa mochila que levava, uma arma de guerra do tipo AKM.

16/03/2024  Última atualização 11H30
Adolescente em conflito com a lei por posse ilegal de uma AKM © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

A arma foi descoberta pelo motorista de um autocarro de transporte público que, a partir da Estalagem, levaria o menor até ao município de Icolo e Bengo.

Quando o menor entrava para o autocarro, o motorista pediu-lhe que abrisse a mochila, uma atitude que tomou por ter notado nervosismo no rapaz, que iria ao município de Icolo e Bengo para visitar os avós.

Depois de detido, o menor disse à Polícia que a arma de guerra lhe foi dada por uma "pessoa desconhecida”, que o abordou na paragem de autocarros onde se encontrava, pedindo-lhe que transportasse uma mochila e, em troca, receberia, depois, algum dinheiro, cujo valor não foi mencionado.

O rapaz, que foi quinta-feira apresentado à comunicação social, no Comando Municipal de Viana da Polícia, disse que aceitou a proposta sem ter percebido, como considerou, da má-fé da pessoa que o abordou por volta das 15 horas do passado dia 10.

O menor relatou que o indivíduo que lhe terá dado a mochila também entrou para o autocarro, mas conseguiu fugir, depois de ter presenciado a descoberta da arma. Segundo o rapaz, a população, quando se apercebeu, ainda tentou, mas sem sucesso, "alcançar e agarrar” o indivíduo.

O menor foi entregue pelo motorista a agentes da Polícia e encaminhado para uma esquadra da Estalagem, onde, até quinta-feira, estava sob custódia.

O porta-voz de Comunicação Institucional do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, superintendente-chefe Nestor Goubel, revelou que, de 8 a 10 deste mês, foram apreendidas, no município de Viana, mais de nove armas de fogo.

O oficial superior da Polícia na província de Luanda declarou que a corporação tem "trabalhado arduamente”, para tirar de circulação armas de fogo, no âmbito do combate aos crimes violentos.

O oficial superior da Polícia reconheceu que a população tem contribuído no combate à criminalidade, mas insistiu na necessidade de consolidação da cultura de denúncia em todos os bairros da província de Luanda.

De acordo com o porta-voz, a Polícia tem trabalhado na busca de informações com vista à apreensão e recuperação de armas de fogo.

Nestor  Goubel declarou que a corporação tem conhecimento do envolvimento directo de indivíduos ligados a empresas de segurança privada.

"A  existência  de  armas  nas  mãos de  pessoas  erradas tem sido sustentada por vigilantes de empresas de segurança privada”, acentuou o porta-voz, lembrando que, fruto do trabalho de inteligência policial, já foram detidos efectivos de empresas de segurança privada.

O superintendente-chefe lembrou ainda que, num encontro que o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional manteve com mais de 80 empresas de segurança privada e sistema de auto-protecção, foi anunciado um conjunto de medidas que vão ser estabelecidas por via da aprovação de um regulamento que vai determinar a continuidade, ou não, da existência de algumas empresas de segurança privada.

Quando falava à imprensa, Nestor Goubel referiu que o menor que transportava uma arma numa mochila tem 16 anos, uma informação diferente da avançada por ele, que disse ter apenas 15 anos, podendo, assim, se ficar provada a idade que disse ter, ser uma pessoa inimputável. O novo Código Penal decidiu manter a inimputabilidade penal aos menores de 16 anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade