Sociedade

Milhares de crianças têm merenda escolar

Victor Mayala | Songo

Jornalista

Pelo menos 24.028 alunos de várias escolas do ensino primário no município do Songo, na província do Uíge, beneficiam de merenda escolar, fornecida à luz do Programa de Combate à Fome e à Pobreza e pela empresa Carrinho, apurou o Jornal de Angola.

23/02/2024  Última atualização 10H28
Alunos estão satisfeitos com a atribuição do lanche escolar © Fotografia por: Edições Novembro

O director municipal da Educação informou que os alunos que beneficiam de merenda escolar constam dos 26.532 matriculados no presente ano lectivo, nos três níveis de ensino.

Ibraim Kianguebeni Sungu deu a conhecer que a rede escolar do município do Songo é constituída por 39 escolas, sendo 33 do ensino primário, três do primeiro ciclo (colégios) e três liceus (nas localidades de Kinvuenga, Kimalalu e sede municipal).

As aulas, acrescentou, são ministradas por 657 professores, número que considerou insuficiente para atender às necessidades locais.

O sector da Educação na região, explicou, tem enfrentado algumas dificuldades, devido aos atrasos constantes na cabimentação das verbas destinadas à compra de bens e serviços. Ibraim Kianguebeni Sungu queixou-se, também, da falta de meios de transporte, para facilitar o trabalho de supervisão, com o objectivo de avaliar os professores, bem como o nível de aproveitamento dos alunos. O município, referiu, beneficiou, nos últimos tempos, de quatro escolas, com destaque para um liceu de 24 salas de aula, denominado Luzia Inglês "Inga”. "Acreditamos que as outras, quando entrarem em funcionamento, vão diminuir significativamente o número de alunos que estudam em condições precárias, como debaixo de árvores”. 

Alunos matriculados no liceu "Luzia Inglês” elogiaram as condições da instituição de ensino, destacando os laboratórios de Física, Anatomia e de Informática, devidamente apetrechados com equipamentos de ponta.

 "Estamos bem nesta escola, antes estudávamos em condições não muito boas. Os computadores do laboratório são modernos, mas falta Internet, para facilitar as pesquisas”, disse Ângela Monteiro Wadiama, 21 anos, que está a frequentar a 10ª classe.

António Feliz Bambi, que estuda, igualmente, a 10ª classe, encorajou o Governo a continuar a construir infra-estruturas escolares, para permitir a inserção de mais crianças e jovens no sistema de ensino e aprendizagem.

O director-geral do referido estabelecimento de ensino, Lopes Mateus Francisco, disse que, no presente ano lectivo, estão matriculados 802 alunos, nos cursos de Ciências Físicas e Biológicas, Sociais e Humanas, estando as aulas a ser ministradas por 45 professores, número que, como disse, não consegue atender às necessidades da escola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade