Mundo

Milhares de pessoas desafiam autoridades e assistem a funeral

Milhares de pessoas desafiaram, ontem, as autoridades russas e concentraram-se junto à igreja de Moscovo para assistir ao funeral do activista Alexei Navalny, apesar dos avisos de que não seriam permitidas manifestações ilegais.

02/03/2024  Última atualização 12H10
Momento em que a procissão fúnebre das exéquias de Alexei Navalny partia da igreja para o cemetério em Moscovo © Fotografia por: DR

Uma fila gigantesca formou-se junto à igreja no Sudeste da capital russa, sob forte presença policial, à medida que as pessoas continuavam a chegar, noticiou a agência francesa AFP.

Muitas das pessoas batiam palmas e gritavam pelo nome de Navalny à chegada do caixão, segundo a televisão britânica BBC.

O porta-voz da Presidência russa (Kremlin), Dmitri Peskov, avisou, ontem, que as autoridades não permitiriam  manifestações não autorizadas.

"Gostaríamos de lembrar de que há uma lei que deve ser respeitada: qualquer reunião não autorizada constituirá uma violação da lei", disse Peskov.

Uma longa fila de vários milhares de pessoas, vigiadas de perto pela polícia, formou-se desde a manhã em frente à igreja onde a cerimónia teve lugar .

"É doloroso, não deviam morrer pessoas como ele, pessoas honestas, com princípios, prontas a sacrificarem-se", declarou Anna Stepanova, sublinhando também o sentido de humor do opositor.

"Mesmo com dores, ele contava piadas", afirmou, segundo a AFP.

Navalny,crítico declarado do regime e carismático defensor da luta contra a corrupção. Morreu a 16 de Fevereiro, aos 47 anos, numa colónia prisional russa no Ártico, em circunstâncias ainda pouco claras.

Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada e a certidão de óbito mencionou uma causa natural.

Os seus associados, a viúva Yulia Navalnaia e muitos líderes ocidentais acusaram o Presidente russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela sua morte.

Depois de terem adiado a entrega do corpo de Navalny à família, as autoridades russas fizeram-no, finalmente, no sábado, permitindo a realização de um funeral.

A cerimónia fúnebre tinha início previsto para as 14:00 locais (cerca de 11:00 horas em Luanda) numa igreja do bairro de Marino, no sudeste da capital russa, onde o opositor vivia quando estava em liberdade.

Várias dezenas de membros das forças de segurança foram destacados para a zona.

As autoridades também utilizaram barreiras metálicas para isolar o caminho que vai da igreja ao cemitério, segundo a AFP.

Os embaixadores de França e da Alemanha foram até ao local, juntamente com três figuras na oposição ainda em liberdade: Evguéni Roïzman, Boris Nadejdine e Ekaterina Dountsova.

Entre os que esperavam para prestar homenagem ao líder na oposição,alguns seguravam flores, outros tinham lágrimas nos olhos.

"Já não temos políticos como ele e ninguém sabe quando voltaremos a ter", disse à AFP Maria (nome fictício), 55 anos, bibliotecária, que admitiu sentir "medo e tristeza" e pediu para não ser identificada.

Navalny "mostrou o caminho para a liberdade", disse Maxime, um especialista em tecnologia de informação de 43 anos, que também pediu para que o apelido não fosse divulgado.

Yulia Navalnaya lamentou, na quarta-feira, que não tenha sido autorizada qualquer cerimónia civil que permitisse a exibição do corpo do marido a um público mais vasto, como acontece frequentemente após a morte de figuras importantes na Rússia.

"As pessoas do Kremlin mataram-no, depois gozaram com o seu corpo, depois gozaram com a sua mãe e agora gozam com a sua memória", desabafou, acusando Putin e o presidente da Câmara de Moscovo, Sergei Sobyanin, de serem responsáveis pela situação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo