Mundo

Ministério da Defesa metido em corrupção

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) anunciou que descobriu um esquema de corrupção na compra de armamentos pelas Forças Armadas do país, no valor de quase 40 milhões de dólares destinados à compra de 100.000 morteiros para a guerra com a Rússia.

31/01/2024  Última atualização 12H40
© Fotografia por: DR

O esquema, segundo o SBU, envolve pessoas ligadas ao Ministério da Defesa a duas empresas, uma nacional de armamento e outra comercial estrangeira. Acrescentou que cinco pessoas foram acusadas, tendo uma delas sido detida quando tentava atravessar a fronteira ucraniana. Se forem consideradas culpadas, podem ser condenadas até 12 anos de prisão, informa a agência britânica Reuters.

"De acordo com a investigação, antigos e actuais funcionários de alto escalão do Ministério da Defesa e directores de empresas afiliadas estão envolvidos no desfalque".

O SBU disse no sábado que se tratava de um contrato de fornecimento de 100.000 projécteis para as Forças Armadas da Ucrânia, fechado com o Lvov Arsenal em Agosto de 2022, e que o pagamento foi feito antecipadamente.

Apoio às negociações de paz

Um deputado ucraniano preso por traição diz que o número de parlamentares dispostos a se demitir é alto e muitos já consideram as condições necessárias para negociar o fim do conflito.  "As condições para discutir o fim do conflito ucraniano estão a aumentar a cada dia”. A afirmação foi feita pelo deputado ucraniano da Verkhovna Rada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo