Política

Ministério dos Recursos Minerais negoceia bolsas de estudos com universidade na Alemanha

JA Online

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a Universidade de Minas e Tecnologia de Freiberg, na Alemanha, negoceiam a implementação de um programa de bolsas de estudo para estudantes angolanos na referida instituição, soube o JA Online.

05/02/2024  Última atualização 19H25
© Fotografia por: Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás/Facebook

O programa é o resultado de um memorando de entendimento assinado em Outubro de 2022, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás Diamantino Pedro Azevedo e o reitor da universidade, Klaus-Dieter Barbknecht, informa o ministério no Facebook.

O ministério prevê  a concessão de  bolsas de estudo integrais para até 15 alunos de mestrado em diversas disciplinas, incluindo o desenvolvimento avançado de recursos minerais, geociências, engenharia mecânica e de processos, tecnologia de materiais metálicos e mineração sustentável.

"Os alunos serão pré-selecionados pelo ministério, seguindo um processo transparente e rigoroso, supervisionado por um comité independente e os alunos deverão atender aos critérios de admissão da universidade antes da sua qualificação para a bolsa", lê-se no comunicado.

As negociações tiveram inicio entre 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro, durante uma visita de trabalho à Alemanha, de uma delegação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, chefiada pelo Director Nacional para a Formação e Conteúdo Local, Domingos Francisco.

O ministério refere que este programa é  também uma prova da forte relação entre a Angola e Alemanha e demonstra o interesse significativo no sector mineiro do país, na sequência das reformas no sector de recursos minerais nos últimos anos introduzidas pelo executivo angolano.

O ministério intensificou os seus programas de bolsas de estudo, com o envio anual de  centenas de jovens com mérito, para universidades de prestígio para formações adicionais, com vista os desafios futuros e a crescente procura de técnicos qualificados num ambiente mineiro em mudança.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política