Política

Ministra considera acordo um sinal bastante positivo

Paulo Caculo

Jornalista

A existência de vários acordos ou instrumentos jurídicos entre Angola e o Vietname é um sinal “bastante positivo” e uma clara demonstração da vontade dos dois países revitalizarem e dinamizarem a cooperação bilateral, revelou, ontem, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

29/03/2024  Última atualização 08H25
Ministros de Angola e do Vietname celebraram os acordos © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Maria do Rosário Bragança, que interveio na 7ª Sessão da Comissão Bilateral dos países, na condição de chefe da delegação angolana, defendeu, ainda assim, que, mais do que as assinaturas, os países devem continuar a trabalhar, para que os acordos cumpram com os procedimentos jurídicos e administrativos, que levarão à sua implementação em cada ordenamento jurídico interno das respectivas partes.

"Os Departamentos Ministeriais envolvidos, para além do interesse em assinar acordos, devem, de igual modo, trabalhar na elaboração de Planos de Acção a serem observados durante a implementação dos referidos instrumentos jurídicos”, disse.

A ministra admitiu, ainda, que será possível avaliar o ponto de situação da cooperação e os constrangimentos existentes na implementação dos compromissos assumidos, as perspectivas a serem adoptadas, com vista a melhorar, cada vez mais, o intercâmbio, que deve continuar a beneficiar os países e os respectivos povos.

"É neste contexto que, no intuito de continuar a trabalhar para o desenvolvimento de Angola e, consequentemente, na melhoria das condições de vida do seu povo, o Governo de Angola, sob liderança de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República, decidiu apostar de forma mais afincada no processo de diversificação económica, para dar respostas concretas aos desafios económicos e sociais que o país ainda enfrenta”, acrescentou a titular da pasta do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, durante a reunião, em que participou, também, o secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas.

  Nguyen Kim Son pretende relação mais eficaz e substantiva

O ministro da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Nguyen Kim Son, manifestou-se, ontem, desejoso em ver a relação de cooperação com Angola mais eficaz e substantiva.

Para o governante vietnamita, os resultados da cooperação bilateral ainda são "modestos e não proporcionais à boa amizade e ao potencial dos dois países”, razão pela qual defendeu que, nos próximos tempos, as duas partes cooperem estreitamente e tenham soluções adequadas.

"Sugiro que as duas partes discutam, cuidadosamente, a actualização rápida dos acordos e protocolos previamente assinados, criando um quadro jurídico para actividades de cooperação. O Vietname está pronto para enviar especialistas em educaçãopara trabalhar em Angola, e receber estudantes angolanos para formarem-se no Vietname”, disse, para em seguida sublinhar que, actualmente, o Vietname se está a concentrar na inovação do modelo de crescimento baseado na ciência, tecnologia e inovação.

Nguyen Kim Son revelou, também, que o Vietname está a promover os recursos humanos e a implementar a transformação digital e verde, visando zero emissões de carbono até 2050. "Aprecio o espírito de trabalho altamente responsável e os esforços da delegação de peritos de ambas as partes”, referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política