Sociedade

Ministra destaca contributo da Universidade Católica

Pedro Bica| Jornalista

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação considerou, quinta-feira, em Luanda, que a Universidade Católica de Angola tem sido um bastião de conhecimento, promovendo valores éticos e morais fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.

23/02/2024  Última atualização 11H05
Maria Bragança reconhece o contributo da UCAN no aperfeiçoamento do conhecimento © Fotografia por: Eduardo Cunha | Edições Novembro
Maria do Rosário Bragança, que falava no acto solene das celebrações do 25.º aniversário da UCAN, reiterou que a instituição, desde a fundação, tem procurado corresponder às diferentes classificações de avaliação existentes.

Para além de estar entre as melhores do Ensino Superior no país, disse, ela ajusta-se aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, uma das formas de realizar a avaliação mais inovadora do papel das universidades negras.

"Conhecemos o papel da UCAN para o avanço do conhecimento científico, sobretudo, na área das Ciências Sociais, mas é possível, ainda, alargar para as outras áreas, procurando uma abordagem multidisciplinar e de teletransmissão”, disse.

A governante destacou, igualmente, que "a universidade Católica tem sido um dos aceleradores persistentes para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

Maria do Rosário Bragança lembrou, no entanto, que para atingir o desenvolvimento económico, social e cultural, o país precisa do saber científico e humano adquirido nas universidades.

A ministra reconheceu ainda que o sector privado e o Governo, através de uma abordagem colaborativa, entre as instituições de Ensino Superior, é possível garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.   

"A sua visão é de ser um centro de excelência académica e um farol de esperança e de progresso para a sociedade, pois o contributo é também um garante para o desenvolvimento do Ensino Superior no país”, disse.

 UCAN aposta na excelência

A Reitora da Universidade Católica de Angola assegurou que, para além de moldar os estudantes com o saber científico, a instituição prima pelo rigor e  pela excelência.

Maria da Assunção disse que a UCAN está virada, igualmente, em formar futuros líderes e cidadãos com elevadas funções na prestação do serviço público, através da dedicação para o ensino de qualidade.

"Hoje, trabalhamos para uma investigação científica e inovadora, com empenho na extensão universitária, que desempenha um papel crucial na capacitação de indivíduos, para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo”, garantiu.

Para a Reitora, a universidade pretende ser "um explorador" da promoção da diversidade, inclusão no Ensino Superior, proporcionando um ambiente cada vez mais inclusivo na aprendizagem, dotando os estudantes a serem cidadãos globais, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável e harmonia social.

Desafios futuros 

Maria da Assunção afirmou que a universidade que dirige vai continuar a investir na atribuição de bolsas de estudo.

"Estamos conscientes de que precisamos de abraçar cada vez mais e dar maior atenção àqueles que mais precisam”, disse.

A Reitora certificou-se da garantia nos desafios da perspectiva académica, científica e na extensão universitária, como sendo um desafio de se adequar,  cada vez mais, naquilo que são os grandes marcos dos indicadores de qualidade.

A instituição académica conta com os cursos de Direito, Economia de Gestão, Engenharia Informática, Telecomunicações, Petróleos, Psicologia, Línguas e Administração, Filosofia, Serviço Social e de Educadores de Infância.  Fundada a 22 de Fevereiro de 1999, a Universidade Católica é a primeira universidade privada em Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade